A Microsoft lançou uma atualização de emergência que corrige um bug no Windows 11 ocasionado por outro patch da empresa. O firmware KB5070773, disponibilizado para os usuários a partir desta segunda-feira (20), resolve uma falha que poderia prejudicar usuários, profissionais de assistência técnica e equipes de TI.
A falha foi ocasionada pela atualização de segurança de outubro do sistema operacional, contida dentro da recém-lançada versão 25H2. Segundo relatos, um bug impedia o uso de mouse e teclado via conexão USB dentro do Ambiente de Recuperação do Windows, também chamado de Windows RE.
A falha pode não ser tão grave no caso de notebooks, que contam com um teclado embutido e o touchpad para o controle do cursor, mas impossibilita a navegação no caso de desktops e dispositivos sem tela sensível ao toque.
O que é o Windows RE
Apesar de não ser tão grave quanto uma vulnerabilidade de segurança ou um erro fatal de utilização de um dispositivo, a falha poderia complicar o acesso a um importante recurso do Windows que é usado justamente no suporte.
O Windows RE é uma forma de ligar um computador a partir de um conjunto de ferramentas específicas que ajudam a solucionar problemas como os de inicialização.
Essa plataforma também auxilia usuários mais avançados com a recuperação manual de um sistema que apresenta falhas, já que oferece atalhos para desinstalar atualizações, um prompt de comando de fácil acesso e um botão para redefinição das configurações de fábrica, entre outras possibilidades.
O que aconteceu recentemente no Windows 11?
Recentemente, a Microsoft tornou o Windows 11 o único sistema operacional da companhia para computadores com suporte ativo. Isso porque o Windows 10, que até pouco tempo atrás ainda era a plataforma da empresa com maior fatia de mercado, chegou ao fim do prazo de validade.
Fora outros recursos da atualização 25H2, a atual versão ganhou ainda suporte ao modo escuro na janela “Opções do Explorador de Arquivos”, além da capacidade de exibir a Central de Notificações em monitores secundários. Nos próximos meses, usuários terão ainda a possibilidade de usar o comando de voz “Hey Copilot” para ativar o assistente de inteligência artificial (IA) mesmo sem ter um aparelho da linha Copilot+ PC.
Ainda usa o Windows 10 e quer saber mais detalhes sobre o fim do suporte? Confira o guia publicado pelo TecMundo!