Windows 11 ganha comando de voz “Hey Copilot” e IA que mexe no PC para você

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (16) uma série de funções de inteligência artificial (IA) para computadores com Windows 11. A principal novidade é que esses recursos serão liberados para todos os usuários, independentemente do modelo do produto e se ele é ou não parte da linha Copilot+ PCs.

O pacote de funções envolve a plataforma Copilot e novas IA agênticas, ou seja, que realizam tarefas automatizadas mediante pré-configuração do usuário e têm autorização para mexer em elementos da tela. Neste caso, o serviço será capaz de “ler” a tela e até abrir pastas e programas no seu lugar.

“Hey, Copilot” e comandos de voz

Uma das adições ao Windows 11 é a criação de um novo comando de voz para ativação da IA da Microsoft. A partir de agora, caso o seu microfone ou entrada de áudio estejam ativados e após ligar essa opção nas configurações, basta falar “Hey, Copilot” para iniciar a interação.

A partir deste ponto, com o serviço já operante, é só começar a solicitar qualquer ação pra a plataforma usando frases. Nos exemplos mostrados pela companhia em vídeo, a IA é usada para resumir emails, ajudar na construção de textos e até converter arquivos para outros formatos.

De acordo com o chefe de marketing para o consumidor da Microsoft, Yusuf Mehdi, essa mudança do uso por voz “será tão transformadora quanto o mouse e o teclado” em termos de desbloquear novas capacidades no PC para a grande parte do público.

Visões e ações de IA

Outra novidade incorporada aos PCs com Windows 11 está no Copilot Vision. Esse é o nome dado ao sistema de reconhecimento visual da IA, que é capaz de “analisar” qualquer elemento que esteja na tela.

Na prática, isso significa que a plataforma consegue encontrar o que exatamente é o alimento exibido em um vídeo, por exemplo, ou o modelo de um produto que apareceu em uma postagem de rede social. Ele também é capaz de fornecer dicas ou um passo a passo para você realizar configurações no PC e jogar, além de sugestões para projetos gráficos ou textos.

Uma função parecida estava em fase de testes há alguns meses e foi alvo de controvérsia, já que exige a autorização do usuário para que a IA tenha acesso visual a praticamente tudo o que acontece na tela do seu computador.

Junto dela, a Microsoft apresentou também a IA agêntica embutida no sistema operacional. Chamada de Copilot Actions, essa ferramenta é a responsável por automatizar processos enquanto você faz outra atividade dentro ou fora do PC.

No exemplo fornecido pela companhia, uma pessoa que trabalha no ramo imobiliário pede ao Copilot que pegue um conjunto de fotos, edite elas para corrigir eventuais problemas de alinhamento e depois elimine os cliques duplicados. Enquanto o processo ocorre, a pessoa pode realizar outras tarefas, como enviar um email importante.

Esses recursos poderão ser acionados tanto por meio do comando “Hey, Copilot” quanto usando um novo atalho para a IA da empresa, que será adicionado na Barra de Tarefas. Esse espaço há algum tempo foi ocupado por outra plataforma parecida: a Cortana, que não vingou, era desabilitada por muitos dos usuários no PC e foi desativada para dar lugar ao novo assistente.

O suporte ao Windows 10 chegou ao fim e você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Confira esse guia preparado pelo TecMundo!

Related posts

Uber transforma motoristas em treinadores de IA

“Água pesada” é encontrada em disco formador de planetas

Preço caiu: Logitech C920s entrega vídeo em Full HD e som estéreo