O novo Menu Iniciar do Windows 11 começou a ser liberado para todos os usuários com a atualização KB5067036. A reformulação traz mudanças visuais e funcionais aguardadas, incluindo a possibilidade de desativar a seção “Recomendados”.
Agora, é possível remover a área de recomendações do Menu Iniciar, embora isso também desative a exibição de arquivos recentes. No lugar, os usuários podem optar por uma nova seção chamada “Todos”, que permite exibir os aplicativos instalados de diferentes formas.

Com o novo layout, o Windows 11 oferece três modos de exibição para a lista de apps:
- Lista alfabética: organiza os apps em lista, em ordem alfabética;
- Grade alfabética: separa os aplicativos em blocos, também em ordem alfabética;
- Categorias: agrupa automaticamente os programas em pastas organizadas em grade.
As categorias exibem ícones de quatro aplicativos, e ao clicar sobre uma delas, o menu se expande mostrando todos os programas daquele grupo. Por enquanto, o Windows organiza as categorias automaticamente — ainda não é possível criar pastas personalizadas.
Na parte superior do Menu Iniciar, a seção de aplicativos fixados permanece inalterada, exibindo os ícones em formato de grade. A nova interface remete aos Live Tiles do Windows 10, que também permitiam agrupar aplicativos, mas com blocos personalizados.
- Confira: Windows 11 ganha suporte a modo escuro em mais um sistema
- Seu novo PC não precisa sair caro, aproveite o cupom Casas Bahia e economize!
A novidade é distribuída para dispositivos com Windows 11 25H2 e 24H2, segundo o site Windows Latest. Porém, calma: o update KB5067036 é o mesmo que está com um bug envolvendo o Gerenciador de Tarefas.
Quer saber mais sobre as novidades do Windows 11 e futuras atualizações? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das próximas mudanças que a Microsoft prepara para o sistema.
