A conexão Bluetooth é uma das mais antigas e conhecidas nos PCs atuais e a Microsoft quer melhorar essa tecnologia. A companhia trabalha em uma nova arquitetura que torna os perfis de compressão de áudio mais inteligentes e com melhor qualidade para superar um velho problema dessa rede sem fio.
O novo recurso funcionará no Windows 11, que permite que periféricos com áudio Bluetooth Low Energy (LE) reproduzam áudios de alta fidelidade em estéreo, junto a um microfone funcional. É dito que essa será uma nova arquitetura para substituir os padrões A2DP e HFP de maneira flexível.
- Saiba mais: Chips de alguns fones de ouvido bluetooth têm vulnerabilidade de segurança, aponta empresa
Com esse novo algoritmo, a empresa promete uma largura de banda maior, com taxa de amostragem bidirecional de 32 kHz durante o uso de voz. Em outras palavras, isso significa que a transmissão do áudio não ficará mais abafada quando os usuários utilizarem periféricos com microfones.
Petr Macháček/Unsplash)
Por que a Microsoft quer mudar o Bluetooth?
Embora seja um recurso clássico, o Bluetooth padrão não oferece uma qualidade sonora equilibrada. A tecnologia se divide nos formatos A2DP e HFP. A primeira, chamada de Advanced Audio Distribution Profile, prioriza a qualidade sonora, mas não permite uso de microfones. Já a segunda, Hands-Free Profile, ativa o uso de microfone, mas em troca oferece menos qualidade sonora.
- Enquanto esse novo Bluetooth LE suportará taxa de amostragem de 32 kHz, o perfil HFP permite somente uma taxa de 8 kHz;
- A Microsoft também informa que esse áudio LE irá melhorar chamadas de vídeo em aplicativos como o Microsoft Teams;
- O recurso Low Energy também passará a ser compatível com a tecnologia de Áudio Especial em 360º;
- Vale notar que para tudo isso funcionar, a fabricante do headset usado pelo usuário precisará lançar drivers de compatibilidade.
A Microsoft explica que computadores lançados no fim de 2025 terão a funcionalidade por padrão, enquanto máquinas mais antigas precisam estar com o Windows 11 atualizado no update 24H2 mais recente. O novo recurso deve estar disponível para os usuários até o fim do ano.
Para mais informações sobre melhorias de software e sistemas operacionais, fique de olho no TecMundo e não perca nada.