O Windows 7 ainda está presente em quase 10% dos computadores que utilizam o sistema da Microsoft, revelou o site StatCounter. Nas últimas semanas, o número de dispositivos rodando o software antigo registrou um salto atípico e agora ocupa 9,61% do mercado.
O dado chama atenção justamente porque acontece a poucos meses do fim do suporte oficial ao Windows 10.

Atualmente, o sistema operacional mais popular da Microsoft é o Windows 11, que superou o Windows 10 apenas em 2025. A queda de usuários do Windows 10, no entanto, já vinha acontecendo desde o final de 2021, quando o sucessor foi lançado.
O número se manteve relativamente estável até janeiro de 2024, mas começou a cair de forma mais acentuada — e, em janeiro de 2025, a curva de declínio se tornou evidente.
Pode ser um erro
O crescimento repentino da base do Windows 7 pode estar relacionado a um erro do StatCounter, portanto deve ser analisado com cautela. Ainda assim, é curioso observar esse aumento em um momento tão crítico para a Microsoft, com o ciclo de vida do Windows 10 se aproximando do fim.
Vale lembrar que o suporte ao Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025. Após essa data, a única forma de manter o sistema atualizado será por meio de alternativas pagas oferecidas pela Microsoft — ou migrar para o Windows 11.
Continue acompanhando o TecMundo para mais notícias sobre atualizações, transições de sistema e o futuro do Windows.