X, ChatGPT e o que mais? Parte da internet caiu por conta da Cloudflare nesta terça

Uma falha nos serviços da Cloudflare deixou partes da internet fora do ar na manhã desta terça-feira (18). A instabilidade afetou sites e aplicativos que dependem da infraestrutura da empresa, exibindo mensagens de erro e impedindo o acesso dos usuários .

O problema começou por volta das 8h, quando plataformas populares (como X, ChatGPT, Canva, Letterboxd, Discord, Steam e até o próprio Olhar Digital passaram a registrar falhas de carregamento, lentidão e erros de conexão. 

Em poucos minutos, o volume de reclamações disparou em serviços como o Downdetector (que também caiu logo depois, diga-se), o que indicou uma interrupção generalizada.

Do X ao Canva: sites afetados pela instabilidade da Cloudflare

A queda da Cloudflare derrubou ou deixou instáveis diversos serviços populares. Usuários apontaram dificuldade para carregar páginas, fazer login ou até mesmo abrir aplicativos que dependem da infraestrutura da empresa.

Entre os site e serviços afetados, estão:

  • X/Twitter;
  • ChatGPT;
  • Canva;
  • Letterboxd;
  • Discord;
  • Steam;
  • Downdetector;
  • Olhar Digital;
  • OLX.

Após a repercussão, a Cloudflare afirmou que identificou a origem da falha e iniciou a implementação de correções. Em nota ao Olhar Digital, a empresa informou ter registrado um “pico de tráfego incomum” por volta das 8h20, o que fez parte do tráfego que passava por sua sede, na Califórnia, apresentar erros.

A companhia disse ainda que a causa desse aumento repentino de tráfego ainda é desconhecida e que, por ora, o foco é restabelecer totalmente os serviços afetados antes de aprofundar a investigação sobre a origem do problema.

O que é a Cloudflare e por que tanta coisa depende dela

A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que atua como uma espécie de “camada intermediária” entre sites e a internet.

A companhia oferece serviços de segurança, distribuição de conteúdo e conectividade que ajudam páginas e aplicativos a carregarem mais rápido, ficarem mais estáveis e se protegerem de ataques.

Essa estrutura funciona por meio de uma rede global de data centers, que recebe e distribui o tráfego de milhões de serviços ao redor do mundo.

A infraestrutura da Cloudflare atua como uma espécie de ‘camada intermediária’ entre sites e a internet (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Além de acelerar o carregamento, a Cloudflare protege sites contra ataques DDoS (quando criminosos tentam derrubar um serviço enviando um volume enorme de acessos).

A empresa ainda gerencia DNS, sistema responsável por traduzir nomes como chatgpt.com ou x.com para os endereços numéricos que os servidores usam para localizar páginas. Como tudo isso passa pela infraestrutura da Cloudflare, qualquer falha tende a gerar impactos amplos e imediatos.

Leia mais:

Por atender tantas plataformas ao mesmo tempo, a Cloudflare se tornou uma parte crucial da internet moderna.

Quando a rede da empresa apresenta erros, como o pico de tráfego incomum registrado nesta manhã, serviços populares ficam indisponíveis mesmo que o problema não esteja nos próprios aplicativos.

É por isso que quedas envolvendo a Cloudflare geralmente ganham escala rapidamente e derrubam partes inteiras da web.

Essa matéria está em atualização…

O post X, ChatGPT e o que mais? Parte da internet caiu por conta da Cloudflare nesta terça apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como é cobrir eventos de tecnologia? Assista o TecInverso com Joy Macedo

Compre 2 livros e ganhe 50% OFF no mais barato na Amazon; saiba como aproveitar

Polícia prende envolvidos em ‘cursos de desbloqueio’ de celulares roubados