Home Variedade Xbox fica instável e derruba Game Pass e jogos como Minecraft nesta quarta (29)

Xbox fica instável e derruba Game Pass e jogos como Minecraft nesta quarta (29)

by Fesouza
4 minutes read

A rede Xbox Live apresentou instabilidade global nesta quarta-feira (29), deixando milhares de jogadores sem acesso a serviços como Game Pass, Minecraft, Battlefield: REDSEC e até a loja digital do console. A queda aconteceu justamente no dia do lançamento oficial de The Outer Worlds 2, da Obsidian Entertainment — o que aumentou ainda mais o impacto entre os fãs.

Segundo relatos de usuários no X (antigo Twitter) e sites como DownDetector, os problemas começaram por volta das 13h (horário de Brasília), afetando desde o login em consoles Xbox Series X|S até o acesso ao aplicativo no PC e dispositivos móveis. A própria página de status do Xbox também ficou fora do ar, o que impediu a verificação imediata do problema.

Enquanto isso, os jogadores enfrentaram mensagens de erro ao tentar iniciar jogos, realizar compras ou até mesmo navegar pela loja online. Em títulos online como Fortnite e Call of Duty, a conexão foi interrompida completamente, deixando muitos sem opção de jogo.

Xbox fica instável e derruba Game Pass e jogos como Minecraft nesta quarta (29)
Até mesmo a página de status do Xbox ficou fora do ar nesta quarta (29).

Enquanto alguns dos serviços já estão sendo reestabelecidos, outros continuam apresentando problemas. O Voxel entrou em contato com a Microsoft em busca de esclarecimentos. A companhia recomenda que os usuários acompanhem atualizações em tempo real em canais oficiais como a página de Status da Azure e o perfil Microsoft 365

Motivo da queda foi falha no Microsoft Azure

De acordo com a Microsoft, o problema está relacionado ao Azure, serviço de computação em nuvem que sustenta grande parte da infraestrutura da empresa — incluindo Xbox Live, Microsoft 365 e até Minecraft. Um erro de configuração na ferramenta Azure Front Door teria causado lentidão, falhas de login e interrupções de rede em escala global, segundo informa o The Verge.

A equipe técnica confirmou o incidente na página oficial de status do Azure, informando que “uma alteração de configuração inadvertida” foi o gatilho da instabilidade. A companhia trabalha no rollback da mudança para restaurar o funcionamento dos sistemas, mas ainda não há previsão oficial de normalização.

Além dos serviços da Microsoft, outras empresas também foram afetadas pela falha na nuvem, incluindo Alaska Airlines, Starbucks, Costco, Capital One e o provedor britânico Community Fibre, que relataram instabilidade em sites e aplicativos. Até mesmo o Pix, sistema de pagamentos brasileiros, sofreu com a instabilidade.

Impacto no lançamento de The Outer Worlds 2

O timing da falha não poderia ser pior para a Obsidian. O estúdio havia liberado o acesso oficial a The Outer Worlds 2 justamente hoje, e a queda dos servidores impediu muitos jogadores de baixarem ou iniciarem o game. A conta de suporte da desenvolvedora confirmou o problema e reforçou que “os títulos estão temporariamente indisponíveis para compra ou instalação em todas as plataformas”.

Due to an ongoing Azure service outage, all titles may be temporarily unavailable to purchase or install on Xbox Series X|S, the Xbox app on PC, and with Xbox Game Pass Ultimate or PC Game Pass. We’re working with Microsoft to resolve the issue and will update players with info.

— Obsidian Support (@OESupport) October 29, 2025

A situação também impacta diretamente assinantes do Xbox Game Pass, que não conseguem autenticar o serviço para acessar o catálogo de jogos. A falha reforça como o ecossistema da Microsoft está cada vez mais integrado — e, ao mesmo tempo, vulnerável quando um de seus pilares, como o Azure, sofre instabilidade.

Microsoft investiga e promete atualização em breve

Até o momento, o Xbox ainda não divulgou um comunicado específico sobre a instabilidade. O perfil do Microsoft 365 no X informou estar investigando “problemas de conectividade em partes da infraestrutura interna”, e que engenheiros trabalham para “redirecionar o tráfego afetado e restaurar a saúde dos serviços”.

Relatos indicam que a instabilidade pode durar várias horas, já que o rollback completo do Azure ainda está em andamento. Enquanto isso, os jogadores terão de esperar a normalização do serviço — e torcer para que o retorno da Xbox Live aconteça antes do horário de pico à noite.

E aí, você foi afetado pela queda? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!

You may also like

Leave a Comment