Retrospectivas representam um dos momentos mais legais no fim de ano, pois mostram quanto tempo você gastou jogando videogame nos últimos 12 meses. Enquanto o Steam Replay e o PlayStation WrapUp já estão disponíveis para seus usuários, a Nintendo confirmou que seu Year in Review virá em janeiro. Até o momento, quem ficou fora da festa foi o Xbox — pelo menos por enquanto.
Embora a retrospectiva do Xbox não esteja disponível para os jogadores da plataforma e segue sem previsão oficial da Microsoft, ainda há uma forma de fazer — e o Checkpoint desta sexta-feira (19) te mostrará como. Além, claro, de trazer as principais notícias do dia.
Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta sexta? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!
Como fazer a retrospectiva Xbox 2025?

Até o momento, a Microsoft não confirmou o lançamento de uma retrospectiva oficial do Xbox em 2025, nos do Steam Replay e o PlayStation WrapUp ou de iniciativas semelhantes vistas em outros anos.
Segundo fontes ligadas à marca, o foco da empresa está voltado para as celebrações de grandes aniversários em 2026, como os 25 anos do Xbox, o que teria impactado ações de marketing previstas para este ano.
Apesar disso, jogadores ainda podem conferir uma retrospectiva completa das jogatinas na plataforma por meio do site TrueAchievements. A alternativa utiliza dados oficiais da API do Xbox e permite visualizar estatísticas de jogos, conquistas e tempo de gameplay ao longo do ano.
Para criar sua retrospectiva no TrueAchievements, basta acessar o site, criar uma conta gratuita e vinculá-la ao seu perfil do Xbox. A plataforma utiliza o sistema de autenticação da Microsoft, garantindo segurança no processo.
Segundo o próprio TrueAchievements, os dados exibidos são coletados diretamente do ecossistema do Xbox, oferecendo um panorama detalhado da sua atividade em 2025.
Desrespeito da Apple com o Japão é um dos motivos para o iOS não ter Fortnite por lá, segundo Epic Games

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, afirmou que Fortnite não será lançado para iOS no Japão em por conta do que classificou como “desonestidade” e “grande desrespeito” da Apple ao país.
A declaração foi feita após a Apple anunciar mudanças no iOS para cumprir a nova Lei de Concorrência de Software Móvel japonesa, que obriga a abertura do sistema a lojas alternativas e meios de pagamento externos.
Segundo Sweeney, apesar de a legislação exigir essas mudanças, a Apple teria implementado as regras de forma a dificultar a concorrência. “A Apple foi obrigada a abrir o iOS para lojas concorrentes hoje, e em vez de fazê-lo honestamente, lançou mais uma farsa de obstrução e violação da lei, em flagrante desrespeito ao governo e ao povo do Japão”, escreveu o executivo no X.
Diretor de arte de Marathon deixa Bungie após polêmicas recentes envolvendo plágio

O diretor de arte sênior de Marathon, novo shooter da Bungie, deixou o estúdio antes do lançamento do jogo, marcado agora para março de 2026.
Joseph Cross, que também atuou como um dos principais artistas conceituais de Destiny 2, teve sua saída confirmada após mudanças em seus perfis profissionais e apuração do site Kotaku, em meio a controvérsias recentes envolvendo o uso indevido de artes no projeto.
Em declaração à publicação, Cross afirmou que a decisão partiu dele e destacou o trabalho realizado ao longo do desenvolvimento. “Estou extremamente orgulhoso do projeto e do que a equipe conquistou nos últimos seis anos”, disse o artista.
A saída acontece após o adiamento de Marathon e críticas surgidas durante os testes alfa, período em que vieram à tona acusações de plágio envolvendo materiais artísticos utilizados no jogo.
Remake de Perfect Dark estava indo muito bem antes de ser cancelado, afirma dubladora

O remake de Perfect Dark, desenvolvido pela The Initiative, avançava de forma positiva e já havia atingido marcos importantes antes de ser cancelado pela Microsoft.
A informação foi revelada por Alix Wilton-Regan, dubladora da protagonista Joanna Dark, que afirmou ter sido surpreendida com o fim do projeto, mesmo após o estúdio entregar resultados que agradaram aos responsáveis pelo jogo.
Em entrevista ao The Gamer, a atriz relatou que grande parte do trabalho de voz e captura de performance foi realizada entre 2023 e 2025, com capítulos inteiros já gravados. “A The Initiative entregou diversos marcos com os quais o cliente estava realmente satisfeito”, afirmou.
Wilton-Regan disse ainda que soube do cancelamento ao mesmo tempo que o público. “Fiquei tão chocada, surpresa e devastada quanto todos os outros quando o financiamento foi cortado e o estúdio foi fechado”.
Kojima afirma que trailer de OD tem que ser visto “100 vezes” para encontrar dica escondida
Hideo Kojima afirmou que o trailer “Knock”, de OD, esconde uma dica importante sobre o jogo e que o conteúdo precisa ser assistido “100 vezes” para que ela seja percebida.
A declaração foi feita em entrevista à Nikkei Xtrend, na qual o diretor comentou que, apesar de o vídeo sugerir um jogo de terror à primeira vista, o projeto da Kojima Productions segue por um caminho diferente do convencional e ainda pouco revelado ao público.
Segundo Kojima, OD terá “um sistema como nenhum outro”, desenvolvido em parceria com a Microsoft, e que o trailer já entrega pistas sobre essa proposta. “Se você assistir ao teaser várias vezes, vai encontrar uma dica. Não posso dizer qual é, mas no final aparece a frase ‘para todos os jogadores e fãs de gritos’, e isso também é uma grande dica”, explicou.
O diretor acrescentou que evita entrar em mais detalhes para não comprometer os planos do projeto, que segue sem data de lançamento confirmada para PC e Xbox Series X/S.
E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!
