O XChat, recurso de mensagens diretas com criptografia de ponta a ponta do X, começou a ser disponibilizado para todos os usuários nesta quinta-feira (4). A função estava em testes desde maio deste ano e agora chega a mais pessoas, inclusive para quem não assina o X Premium.
Diferente da caixa de entrada tradicional, o XChat aparece em uma seção separada e tem como principal destaque a privacidade. Todas as conversas são criptografadas de ponta a ponta e contam com suporte para envio de mídia (fotos e vídeos), criação de grupos, mensagens fixadas e a possibilidade de marcar conversas como lidas ou não lidas.

Recursos e expectativas
Além das funções já liberadas, há expectativa de que a plataforma receba futuramente um modo autodestrutivo, recurso comum em mensageiros focados em segurança. O uso do XChat é totalmente opcional, mas deve atrair usuários preocupados em manter conversas mais reservadas dentro da rede social.
Como usar o XChat
No desktop, o recurso pode ser acessado diretamente pela aba de mensagens. Para ativar o XChat pela primeira vez, o usuário precisa definir uma sequência de quatro dígitos, usada como camada extra de proteção para os chats criptografados — modelo semelhante ao que já existe em outros aplicativos de mensagens.
Quer acompanhar as novidades do X, WhatsApp, Instagram e outras plataformas digitais? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.