XEC: nova variante do coronavírus foi registrada no Brasil

A Fiocruz confirmou a presença da linhagem do coronavírus chamada de XEC nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A variante vem se espalhando pelo mundo nas últimas semanas e colocou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em alerta.

Linhagem está sendo monitorada

A XEC deriva da variante da Omicron e é resultado de uma recombinação genética entre cepas que já estavam em circulação.

Esse evento acontece quando uma pessoa é simultaneamente infectada por duas linhagens diferentes de vírus.

Nesse caso, pode haver combinação dos genomas dos dois agentes infecciosos durante a replicação viral.

O genoma da XEC, que contém segmentos dos genomas das linhagens KS.1.1 e KP.3.3, tem ainda mutações extras que podem facilitar sua propagação, conforme a Fiocruz.

A OMS disse que a variante está sob monitoramento devido a mutações no seu genoma que podem impactar o comportamento do vírus e também por observarem os sinais iniciais de “vantagem de crescimento” em comparação com outras variantes da Covid-19 em circulação.

Os primeiros casos foram registrados na Alemanha e a linhagem rapidamente se disseminou pela Europa, Américas, Ásia e Oceania, com ao menos 35 países reportando infecções.

Variante foi identificada em três estados brasileiros até agora (Imagem: Nhemz/Shutterstock)

Leia mais

Ter tido Covid-19 dobra chances de ataque cardíaco e derrame

Covid longa: danos a uma parte do cérebro podem causar as sequelas

Covid-19: descoberta pode ajudar no tratamento de formas graves da doença

Variante tem maior capacidade de transmissão

De acordo com a Fiocruz, a XEC pode ser mais transmissível do que outras linhagens, mas será necessário avaliar o seu comportamento no Brasil. No país, a identificação da variante aconteceu após a expansão do sequenciamento genético do Sars-CoV-2 na cidade do Rio de Janeiro entre agosto e setembro.

Durante três semanas, foi feita a coleta de amostras que foram enviadas ao Laboratório de Referência do IOC/Fiocruz para análise dos resultados positivos para Sars-CoV-2 diagnosticados por testes rápidos em unidades básicas de saúde. Apesar de ter identificado a presença da XEC, o monitoramento mostrou que a linhagem JN.1 continua sendo a predominante no Brasil desde o fim de 2023.

Variante da Covid-19 apresenta sinais de maior transmissibilidade (Imagem: Xeniia X/Shutterstock)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e do Infogripe, da Fiocruz, não indicam alta nos casos na cidade. Apesar disso, especialistas ressaltam a necessidade de manter o monitoramento em todo o território nacional. As informações são do UOL.

O post XEC: nova variante do coronavírus foi registrada no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games Store libera dois jogos grátis nesta quinta (21)! Resgate agora

Decepção? Chip dos novos Google Pixel 10 fica bem atrás do iPhone 16 Pro

Tênis Puma, chuteiras, bonés e mais com até 66% OFF no Outlet da Netshoes