Home Variedade Xiaomi alerta: preço dos smartphones deve aumentar no ano que vem

Xiaomi alerta: preço dos smartphones deve aumentar no ano que vem

by Fesouza
4 minutes read

A Xiaomi fez um alerta aos consumidores na terça-feira (18): o preço dos smartphones deve aumentar no ano que vem. O motivo é o aumento nos custos dos chips de memória.

Isso porque essas peças estão em um momento de alta procura devido à demanda por inteligência artificial e data centers.

xiaomi
Xiaomi prevê aumento para o ano que vem (Imagem: Daniel Fung/Shutterstock)

Xiaomi deve aumentar preço dos smartphones

A revelação foi feita pelo presidente da Xiaomi, Lu Weibing, durante uma teleconferência de resultados com repórteres. Ele afirmou que espera que a pressão pelos chips de memória seja muito maior no ano que vem do que neste ano.

Isso deve causar um aumento no valor dos smartphones. No entanto, nem esta correção será suficiente para cobrir o aumento nos custos dos próprios chips.

De modo geral, os consumidores provavelmente verão um aumento considerável nos preços de varejo dos produtos. Parte dessa pressão pode ter que ser enfrentada por meio de aumentos de preços, mas esses aumentos por si só não serão suficientes para absorvê-la.

Lu Weibing, presidente da Xiaomi, à Reuters

fabricação chips
Alta na demanda pelos chips tem a ver com demanda por IA (Imagem: SweetBunFactory / iStock)

Aumento na demanda pelos chips

  • O aumento na procura pelos chips tem a ver com o crescimento na demanda por data centers e inteligência artificial;
  • Essas peças alimentam eletrônicos, incluindo as máquinas dos data centers que fazem a IA rodar;
  • Com a corrida de IA a todo o vapor, empresas estão correndo atrás dos chips. Garantir o fornecimento garante que elas consigam seguir avançado na disputa… mas também aumenta a demanda e, consequentemente, o valor dessas peças;

Como resposta, algumas companhias já estão agindo. A Xiaomi deve aumentar os preços dos smartphones. Já a Samsung quer redirecionar sua capacidade de produção para chips de memória de alta largura de banda e reduzir a produção de chips para celular, a fim de atender mais a indústria de IA do que o varejo.

Xiomi SU7 é o primeiro carro elétrico da empresa chinesa
Xiaomi também tem apostado em carros para diversificar receita (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Xiaomi aposta em outras áreas

Antes mesmo da fala do presidente da Xiaomi, a empresa já tinha enfrentado críticas pelo aumento no preço do smartphone Redmi K90.

A companhia segue com resultados positivos nas vendas, com 43,3 milhões de aparelhos vendidos em todo o mundo, um aumento de 0,5% em relação ao ano passado. Além disso, se mantém em 3º lugar em participação de mercado globalmente.

No entanto, nos resultados trimestrais, a Xiaomi aumentou sua receita em 22,3%, para 113,1 bilhões de yuans, número que ficou abaixo da expectativa de analistas, de 116,5 bilhões de yuans.

Em comunicado, a empresa afirmou que o crescimento da receita foi impulsionado por veículos elétricos, inteligência artificial e outras novas iniciativas.

O post Xiaomi alerta: preço dos smartphones deve aumentar no ano que vem apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment