Na guerra dos celulares, as pessoas normalmente conhecem apenas dois sistemas operacionais: o Android, do Google, e o iOS, da Apple. E isso faz todo sentido se pensarmos que eles estão em mais da metade dos aparelhos do mundo todo.
Mas os dois não são os únicos. Para você ter uma ideia, a Microsoft já tentou emplacar um sistema operacional baseado no Windows XP em 2010. A Mozilla desenvolveu um Firefox OS em 2013. E até mesmo o Facebook cogitou entrar no mercado na mesma época. Todas essas iniciativas, porém, naufragaram – justamente pela força dos líderes do segmento.
Leia mais
Teste seu Xiaomi e veja se o celular está funcionando como deveria
Atenção, usuários de Xiaomi! Celulares podem estar correndo riscos de segurança; veja quais
Sistema operacional: o que é, para que serve e exemplos
Diante desse histórico, a chinesa Xiaomi investiu pesado no seu próprio sistema. Inicialmente, a marca trabalhava com um programa chamado MIUI. Ele, no entanto, sofreu grande rejeição do público, que já está acostumado com outra interface.
O que fazer, então? A Xiaomi mirou no topo e se inspirou no Android. A empresa fala em inspiração, mas tem gente que fala em cópia mesmo…
O HyperOS estreou em outubro de 2023 e teve uma boa recepção. Agora, os chineses dobraram a aposta e preparam o lançamento do HyperOS 2.0. E a promessa é de que o sistema vai bater de frente com os grandes.
A ideia é que modelos da marca recebam a atualização aos poucos, a partir do ano que vem – Imagem: Divulgação/Xiaomi
Vazamento mostra novas e interessantes funções
Toda a expectativa em torno do HyperOS 2.0 levou a uma série de vazamentos relacionados.
A Xiaomi, porém, ainda não comentou nenhum deles – nem para confirmar ou negar.
A imprensa internacional, por sua vez, garante que as fontes são confiáveis.
Como já informamos aqui no Olhar Digital, o novo sistema operacional deve contar com um recurso para encontrar câmeras escondidas, o Camera Scan.
A empresa também prepara novos Super Wallpapers animados, além de uma nova interface para o aplicativo de câmera.
O HyperMind 2.0 vai usar a Inteligência Artificial para melhorar o desempenho da bateria e performance geral do aparelho.
Como? A ideia é que o programa aprenda a maneira que o usuário utiliza o seu celular, otimizando os comandos e prolongando a vida útil da bateria.
A Xiaomi também promete agrupar notificações da mesma fonte e trazer um novo design para a central de controle.
Por fim, você poderá editar mensagens personalizadas no modo Always On Display, que é a ferramenta que permite ver notificações na tela bloqueada.
Marca chinesa é uma das mais fortes no mercado local e tenta agora se expandir internacionalmente – Imagem: Reprodução/Xiaomi
Previsão de lançamento
O HyperOS original saiu em outubro de 2023, com o lançamento da linha de celulares Xiaomi 14. A aposta do mercado é que a empresa repita a dose com o sistema 2.0. Ou seja, ele deve estrear em outubro de 2024, quando a marca apresenta ao mundo a nova linha Xiaomi 15.
A partir daí, a marca trabalha com um cronograma de atualização, que deve começar com os celulares de ponta e intermediários do ano passado: das linhas Redmi e POCO.
Modelos mais antigos e smartphones de entrada (os mais baratos) devem começar a receber o novo sistema apenas a partir de meados de 2025.
As informações são do site gringo 91Mobiles.
O post Xiaomi prepara sistema para enfrentar Android e iOS apareceu primeiro em Olhar Digital.