Na manhã desta terça-feira (7), milhares de suários do YouTube ao redor do mundo começaram a reportar que o serviço estaria fora do ar na versão web. Na realidade, esta parece ser mais uma investida da plataforma para barrar quem utiliza bloqueadores de anúncios (adblocks) em seus navegadores.
As reclamações nas redes sociais e também em fóruns do Reddit apontavam, inicialmente, para um problema de funcionamento no YouTube. No Downdetector, foi registrado um pico de reclamações por volta das 10h sobre o suposto incidente.
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No Reddit, usuários discutiram sobre a possibilidade do site estar fora do ar, já que sequer a interface era carregada por completo. Pouco depois, os mesmos citaram que a reprodução de vídeos voltou ao desativarem o adblock.
Além dos bloqueadores de anúncios tradicionais, alguns navegadores também contam com ferramentas semelhantes de forma nativa. Essas mesmas ferramentas (como a disponível no navegador Opera) também parecem afetar o funcionamento do YouTube.
YouTube parou para quem usa adblock?
A batalha que o YouTube vem travando contra bloqueadores de anúncios não é recente. Enquanto a plataforma de vídeos vem se atualizando para impedir o funcionamento desse tipo de ferramenta, os desenvolvedores, por outro lado, também adotam estratégias mais avançadas para burlar os bloqueios. E, assim, a disputa segue escalando.
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O YouTube já tomou medidas como aumentar o tempo de exibição dos anúncios, reduziu a responsividade do site, exibiu notificações alertando sobre o uso de adblocks e mais. Agora, intensificando ainda mais o combate, a plataforma parece “deixar de funcionar” para esses usuários.
De acordo com relatos de usuários do serviço, ainda é possível burlar os anúncios do YouTube em navegadores como o Firefox ou o Microsoft Edge. Alguns até dizem que usar o site sem estar logado, mas com um adblock ativo, também funciona como alternativa.
O fato é que o site parece estar escalando a briga contra os bloqueadores de anúncios com mais rigidez. O TecMundo entrou em contato com o YouTube questionando se, de fato, essa é uma medida válida e ativa globalmente. A matéria deverá ser atualizada com novas informações.
A única medida oficial para acessar o YouTube sem anúncios é pagando por uma assinatura. Atualmente, os valores mensais são de R$ 16,90 (Premium Lite) e R$ 26,90 (Premium).
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