O YouTube anunciou a abertura de uma versão beta de um projeto chamado Playables Builder, que permitirá a criadores selecionados desenvolverem jogos simples e jogáveis diretamente na plataforma. A ferramenta utiliza um “aplicativo web de protótipo construído com o Gemini 3” e dispensa a necessidade de conhecimentos em programação.
A iniciativa foi apresentada pelo YouTube Gaming e se soma a outras experiências da empresa com jogos. Em 2023, o YouTube já havia testado a inclusão de jogos de pequena escala em suas plataformas para desktop e dispositivos móveis. No ano passado, a empresa adicionou suporte a partidas multiplayer ao recurso Playables.

Como funcionará o YouTube Playables Builder
- Segundo o anúncio, o Playables Builder permitirá a criação de jogos curtos, descritos como “bite-sized games”, usando inteligência artificial (IA);
- A novidade surge em um contexto em que recursos de IA vêm sendo incorporados de forma ampla aos serviços controlados pelo Google, movimento que, de acordo com o texto, não chega a ser uma surpresa;
- O conceito do Playables Builder é comparado a projetos recentes do Google Labs, como Disco e GenTabs;
- Essas iniciativas oferecem uma camada de inteligência artificial para a navegação na web, na qual o usuário fornece um comando em linguagem natural e recebe um widget interativo que executa a tarefa solicitada.

Leia mais:
- Veja como ‘consertar’ as recomendações de vídeos no YouTube
- YouTube Create: como editar vídeo em 5 passos
- YouTube rompe com a Billboard após mudança em fórmula das paradas
Análise
O Engadget reconhece que esse tipo de ferramenta possa ter aplicações práticas, especialmente em buscas, onde o objetivo é agregar dados em uma interface fácil de ler, ele também faz ressalvas em relação ao uso de IA para a criação de jogos.
De acordo com a análise apresentada, um bom jogo não é simples e exige mais do que uma ideia básica. “Um bom jogo pega o que pode ser uma ideia simples e, com finesse, iteração e habilidade, transforma isso em uma experiência genuinamente divertida”, afirma o portal.
Ele observa ainda que, embora assistentes de IA possam ajudar pessoas sem conhecimento técnico a criar conteúdos, há motivos para que desenvolvedores profissionais de jogos dediquem anos à construção de sua experiência.

O Playables Builder é citado como um exemplo de um possível equívoco sobre o que a inteligência artificial faz de melhor. Segundo o texto, “só porque um chatbot consegue fazer um jogo não significa que alguém vá gostar de jogá-lo”.
Nova interface do YouTube para TV promete navegação mais intuitiva
O YouTube começou a liberar um novo visual para sua interface em TVs, prometendo uma experiência “mais intuitiva e com navegação mais fácil”.
A atualização reorganiza título, controles e informações do vídeo, além de introduzir um botão dedicado de “Descrição”. Segundo a plataforma, a mudança deve facilitar o acesso a detalhes do criador, metadados e outros recursos.
Leia a matéria completa aqui
O post YouTube: criadores podem criar jogos com o Gemini apareceu primeiro em Olhar Digital.
