Em 2019, o YouTube descontinuou a funcionalidade de mensagens privadas, que permitia o compartilhamento de vídeos entre os usuários de maneira privada. Agora, conforme noticiado pelo TechCrunch, a plataforma está reinserindo o recurso para um grupo seleto de usuários.
O teste está disponível para usuários a partir dos 18 anos na Polônia e Irlanda. Será possível compartilhar vídeos de forma direta no aplicativo móvel, incluindo conteúdos curtos e longos e até transmissões ao vivo.
A empresa havia notado que muitos usuários estavam solicitando a volta do recurso porque, atualmente, a única forma de compartilhamento de vídeos é por WhatsApp, e-mail, mensagens diretas do Instagram, iMessage ou outras plataformas de mensagens.
Leia mais:
- YouTube TV: Google e Disney fecham acordo e canais de TV voltam ao streaming
- Rede Fantasma do YouTube: empresa derruba milhares de vídeos com malware na plataforma
- YouTube aposta em IA para melhorar vídeos e traz compras por QR code na TV

(Imagem: FotoField/Shutterstock)
Como funciona o recurso
Para usar a funcionalidade, o usuário deve tocar no botão “Compartilhar” para abrir uma conversa em tela cheia no aplicativo do YouTube, dando início a uma conversa privada individual ou um bate-papo em grupo.
As pessoas que estão presentes no grupo, ou até mesmo o outro usuário em uma conversa particular, podem responder por meio de vídeo ou digitar uma resposta, além de existir a possibilidade de usar emojis.
Recursos de segurança

(Imagem: Kate Krav-Rude/Shutterstock)
Quando ocorreu a remoção do recurso no YouTube, especulou-se que ele já não era muito utilizado na plataforma e por isso havia sido descontinuado. Outro possível motivo é que jovens usavam muito a funcionalidade, algo um tanto problemático devido às críticas constantes que a plataforma recebe em relação a conteúdo inadequado, além de preocupações sobre exploração infantil.
Inclusive, coincidência ou não, agora os testes estão sendo realizados apenas para pessoas com mais de 18 anos. O YouTube também está adicionando funcionalidades de segurança padrão, como a necessidade de envio de convites entre os usuários, para que o bate-papo possa ser iniciado. Além disso, há a opção de bloquear usuários, cancelar o envio de mensagens e denunciar conversas.
O post YouTube está relançando recurso de mensagens privadas apareceu primeiro em Olhar Digital.
