Em uma aparente tentativa de coibir o uso de bloqueadores de anúncios, o YouTube passou a ocultar as descrições e os comentários de vídeos para usuários que utilizam adblockers. Os relatos sobre a medida começaram a se acumular nas redes sociais, especialmente no Reddit, conforme apurou o site 9to5Google.
Segundo usuários que flagraram o comportamento em ação, nem a descrição nem a seção de comentários aparecem normalmente nos vídeos. No player, a área destinada à descrição surge vazia, enquanto os comentários são exibidos como desativados — mesmo quando estão habilitados na publicação original.
A causa exata do sumiço ainda é desconhecida. Usuários do Reddit suspeitam que a mudança seja mais uma estratégia para desincentivar o uso de adblockers. Por outro lado, também existe a possibilidade de que o problema seja um bug provocado pelo próprio bloqueador de anúncios.
O YouTube vem tentando frear o uso desse tipo de ferramenta há anos. Entre as medidas adotadas anteriormente, a plataforma chegou a limitar a reprodução diária de vídeos ao detectar a presença de bloqueadores ativos no navegador.
Até o momento, o YouTube não se pronunciou oficialmente sobre o caso, nem confirmou se a ocultação de descrições e comentários faz parte de uma nova estratégia de combate aos adblockers.
Adblockers são proibidos no YouTube
O uso de bloqueadores de anúncios é proibido pelas diretrizes da plataforma. Atualmente, a única alternativa oficial para assistir a vídeos sem publicidade é por meio da assinatura do YouTube Premium, que custa R$ 26,90 por mês no Brasil.
Para acompanhar todas as atualizações sobre o YouTube e as mudanças nas principais plataformas digitais, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.