Home Variedade YouTube fatura quase US$ 10 bilhões com anúncios no 2º trimestre de 2025

YouTube fatura quase US$ 10 bilhões com anúncios no 2º trimestre de 2025

by Fesouza
4 minutes read

Superando as expectativas dos analistas de mercado, o YouTube faturou US$ 9,8 bilhões com receita de publicidade no segundo trimestre de 2025, o equivalente a R$ 54,1 bilhões pela cotação do dia. A informação consta no balanço financeiro divulgado pela Alphabet, controladora do streaming, na quarta-feira (23).

Esse número representa um aumento em relação ao faturamento com anúncios de US$ 8,7 bilhões (R$ 48 bilhões) registrado no mesmo período do ano passado. A quantia também supera por pouco o valor previsto de US$ 9,6 bilhões (R$ 53 bilhões) para os meses de abril, maio e junho.

pessoa-usando-o-youtube
É necessário assinar a versão paga do YouTube se você quiser se livrar dos anúncios. (Imagem: Getty Images)

Concorrentes também querer ganhar mais com publicidade

O aumento da receita de anúncios do YouTube tem feito as plataformas rivais mudarem suas estratégias, tentando se aproximar dos valores obtidos pelo serviço de vídeos do Google. Como destaca o TechCrunch, a Netflix é uma das empresas que quer ganhar mais com publicidade.

  • Em maio, a gigante do streaming revelou que possui 94 milhões de usuários mensais ativos em seu plano com anúncios mais barato, cerca de 20 milhões a mais do que em novembro de 2024;
  • Lançada em 2022, a modalidade que exibe alguns minutos de propaganda a cada hora vem se tornando uma das principais apostas da empresa para faturar;
  • Durante a teleconferência de resultados na última semana, a Netflix disse que pretende dobrar a arrecadação com anúncios este ano;
  • A marca não revelou o faturamento do segundo trimestre, mas analistas estimam que ela tenha ganhado US$ 3 bilhões (R$ 16,5 bilhões) com publicidade no período;
  • HBO Max e Amazon Prime Video também seguem a tendência, apostando cada vez mais em planos com anúncios para aumentar a receita.

Vale lembrar que o app do YouTube para smart TVs é uma das principais fontes de receita publicitária da plataforma. A versão representa uma parcela significativa da audiência do streaming, fazendo a gigante das buscas investir em novas funcionalidades focadas em quem assiste pelo televisor.

Um levantamento divulgado pela Nielsen aponta que o streaming do Google liderou a audiência nas TVs dos Estados Unidos em abril e maio, superando concorrentes de peso como Netflix e Disney+. A plataforma já havia apresentado bons resultados nos três primeiros meses do ano, quanto também se manteve na ponta.

pessoa-apontando-o-controle-remoto-para-a-tv
Muitos usuários preferem acessar o YouTube nas TVs. (Imagem: Getty Images)

Alphabet aumenta receita total em 13%

No geral, o balanço financeiro da Alphabet no segundo trimestre de 2025 apontou uma receita total de US$ 96,4 bilhões (R$ 532,6 bilhões), 13% a mais do que o registrado no segundo trimestre do ano passado. Um dos destaques foi o faturamento com o Google Cloud, que aumentou 32%, chegando a US$ 13,6 bilhões (R$ 75,1 bilhões).

As assinaturas de serviços do Google, as vendas de dispositivos da marca e as receitas com o buscador também registraram aumentos significativos no trimestre encerrado em 30 de junho. Outro destaque está nos ganhos com as soluções de inteligência artificial da companhia de Mountain View.

“Tivemos um trimestre excepcional, com crescimento robusto em toda a empresa. Estamos liderando na fronteira da IA e avançando a um ritmo incrível. A IA está impactando positivamente cada parte do negócio, impulsionando um forte momento”, comemorou o CEO do Google, Sundar Pichai, em comunicado.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias sobre tecnologia e mercado no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

You may also like

Leave a Comment