O YouTube Music ganhou mais um recurso exclusivo para usuários assinantes. A plataforma anunciou, nesta segunda-feira (09), o lançamento das playlists montadas por inteligência artificial, batizadas de “AI Playlist”.
A nova função pode ser acessada pela aba “Biblioteca”, dentro do menu aberto pelo botão “Novo”. A partir daí, o usuário deve descrever, em uma caixa de texto, o tipo de playlist que deseja ouvir, indicando um gênero musical, um estilo específico ou até mesmo um artista como referência.
O uso de inteligência artificial não é novidade no YouTube Music. Em 2024, o serviço já havia testado a criação de estações de rádio baseadas em prompts nos Estados Unidos. A adição recente segue a mesma lógica, mas agora com listas de reprodução fixas.
YouTube Premium and @YouTubeMusic Premium users can now instantly turn an idea, mood or genre into a personalized playlist using our new AI playlist feature 🎧
Here’s how to use it:
1. On Android & iOS, tap the “New” button in the Library tab of YouTube Music
2. Select “AI… pic.twitter.com/YR1GVCqwvu— Updates From YouTube (@UpdatesFromYT) February 9, 2026
Outros serviços de streaming de música também vêm apostando em funcionalidades semelhantes. O Spotify, por exemplo, passou a permitir a criação de playlists a partir de descrições em texto em dezembro.
Quando o novo recurso estará disponível?
A novidade do YouTube Music deve ser liberada de forma gradual para os assinantes. Em testes realizados pelo TecMundo, o botão “Novo” sequer aparece no aplicativo, indicando que a ferramenta ainda não está disponível para todos.
O lançamento reforça a estratégia do YouTube Music de tornar a assinatura mais atrativa. Recentemente, a plataforma também passou a oferecer a visualização ilimitada de letras de músicas como uma função exclusiva para usuários pagantes.
Quer acompanhar as principais novidades dos serviços de streaming e tecnologia? Siga o TecMundo no Instagram, X, Facebook e YouTube e fique por dentro das atualizações.