Um levantamento realizado pelo Kantar IBOPE Media, uma das principais empresas que atuam no setor de pesquisa de mercado e audiência, apontou uma mudança no comportamento da população. Pela primeira vez, o YouTube ultrapassou a TV aberta na preferência dos brasileiros.
Migração da audiência para as plataformas digitais
Segundo o estudo, o YouTube contabiliza 75 milhões de pessoas que assistem à plataforma em televisores com internet, por exemplo.
Já as emissoras de TV aberta, somadas, alcançam 73 milhões de espectadores.
Os números indicam uma tendência crescente de migração de audiência das emissoras tradicionais para plataformas digitais.
O levantamento contabilizou todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso).
As informações são do Metrópoles.
Leia mais
Finalmente: YouTube TV vai permitir reprodução de conteúdos com tela bloqueada
TV aberta continua sendo a preferida dos brasileiros, aponta estudo
Mais de 40% dos domicílios com TV têm serviço de streaming no Brasil
Opções esportivas alavancaram audiência do YouTube
Em grande parte, o aumento da audiência do YouTube pode ser atribuído à popularidade dos conteúdos. A plataforma oferece opções que vão desde a reprodução de músicas até a exibição de grandes eventos esportivos.
E foi justamente o aumento da participação no mundo do esporte que ajudou a consolidar o YouTube como um queridinho dos brasileiros. O destaque neste sentido vai para a CazéTV, que transmitiu de forma gratuita pela plataforma as partidas da Eurocopa (o campeonato europeu de futebol), além dos Jogos Olímpicos de Paris.
De olho nesta tendência, o YouTube confirmou um negócio feito com a Liga Forte União e vai transmitir 38 jogos do Campeonato Brasileiro de futebol entre 2025 e 2027. Resta saber como a TV aberta pretende reagir a este cenário.
O post YouTube tem mais audiência que a TV aberta pela primeira vez no Brasil, diz pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.