YouTube vai permitir excluir vídeos curtos dos resultados de busca

Se você não gosta de vídeos curtos, o Google tem uma boa notícia. Em breve, o YouTube permitirá excluir os Shorts dos resultados de busca, priorizando as pesquisas pelos conteúdos longos, conforme anunciou a gigante da tecnologia na quinta-feira (8).

A mudança chegará por meio da adição de novos filtros no sistema de busca do streaming, tornando-o mais eficaz, ajudando o usuário a encontrar realmente o que procura, incluindo o formato do vídeo. A empresa diz que a atualização foi motivada pelas queixas recebidas.

Novos filtros de busca do YouTube

A possibilidade de excluir vídeos curtos nos resultados de busca do YouTube se dará por meio do filtro “Shorts”. A novidade poderá ser ativada na opção “Tipo”, dentro do menu de filtros da plataforma, que aparece após o usuário realizar uma pesquisa, permitindo refinar os resultados.

  • “Isso dá aos espectadores mais controle se veem Shorts ou vídeos longos (VODs) nos resultados de busca, assim você pode encontrar exatamente o que procura, independente do formato”, disse a companhia de Mountain View, em nota;
  • Outra novidade anunciada foi a renomeação do menu “Ordenar por”, na mesma área, que passará a se chamar “Priorizar”;
  • Mudança semelhante acontecerá com a opção “Contagem de visualizações”, que agora terá o nome “Popularidade”;
  • Esse último filtro ajuda a encontrar os vídeos mais populares relacionados à pesquisa, levando em conta o número de reproduções e o tempo de visualização, entre outros aspectos, para determinar sua relevância.
As novidades poderão ser acessadas no menu de filtros de pesquisa do YouTube, mas ainda não foram liberadas para todos. (Imagem: YouTube/Reprodução)

Além disso, o YouTube vai remover os filtros “Última Hora” e “Classificação”. Apesar das exclusões, o usuário continuará encontrando os resultados mais recentes por meio das alternativas da aba “Data de Upload”, explorando o novo filtro “Popularidade”, como destacou a plataforma.

Segundo o streaming, as modificações tornam o menu de filtros mais intuitivo, ajudando a melhorar a experiência geral de busca com a simplificação e a reorganização do espaço. Essas decisões também foram motivadas por reclamações recebidas.

O Google não informou quando a opção de filtrar Shorts na pesquisa do YouTube e as demais novidades estarão disponíveis para todos. Em testes feitos pelo TecMundo, as atualizações ainda não foram liberadas no Brasil.

Pretende usar o novo filtro para remover vídeos curtos dos resultados de busca do YouTube? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

CES 2026 mostra quem manda no setor de tecnologia

Gigantes, ultrafinas e conectadas: as TVs da CES 2026

O pássaro mais perigoso da Terra é na verdade o jardineiro secreto das florestas tropicais