O Zoom anunciou que, a partir de dezembro, usuários poderão criar avatares “fotorrealistas” para participar de reuniões sem abrir a câmera. O recurso, voltado inicialmente para clientes do Workplace, gera um clone digital a partir de uma foto enviada ou capturada no próprio app.
O avatar pode ser personalizado com roupas profissionais e acompanhará movimentos e expressões faciais do usuário em tempo real, criando a sensação de presença mesmo quando a pessoa não está pronta para aparecer na câmera.

Leia mais
- Zoom vai permitir que uma versão sua criada por IA fale em videochamadas
- IA ‘fofoqueira’ está revelando conversas de funcionários
- Zoom lança IA que pode resumir reuniões
Precaução contra deepfakes
Para evitar uso indevido e riscos de deepfake, o Zoom implementará autenticação de câmera ao vivo e avisos visuais durante as reuniões, informando que um avatar de IA está ativo.
“Esse recurso ainda está em desenvolvimento, e os processos de autenticação podem mudar antes do lançamento geral”, disse Smita Hashim, diretora de produtos do Zoom.

Companheiro de IA e mais novidades
- O anúncio vem junto com a expansão do companheiro de IA, que agora funcionará também no Google Meet e Microsoft Teams, fará anotações em reuniões presenciais e sugerirá agendas, tarefas e horários ideais para encontros.
- Uma nova função chamada “libere meu tempo” identificará reuniões que o usuário pode pular.
- Outra novidade será a tradução de voz em tempo real, disponível em nove idiomas, incluindo português, permitindo que os participantes ouçam a fala do apresentador em seu próprio idioma.
Segundo o CEO Eric Yuan, as novidades aproximam o Zoom da ideia de um “gêmeo digital” capaz de representar usuários e automatizar tarefas do dia a dia.

O post Zoom cria solução para reuniões que você não quer ligar a câmera apareceu primeiro em Olhar Digital.