Astronauta e cosmonautas retornam à Terra em segurança

Um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos retornaram à Terra em segurança na manhã desta quarta-feira, após longas estadias a bordo da Estação Espacial Internacional. A cápsula Soyuz MS-19 em que viajaram pousou nas estepes do Cazaquistão às 8h28 (horário de Brasília).

Mark Vande Hei (Nasa), Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov (Roscosmos) foram vistos sorrindo para as câmeras enquanto eram removidos da cápsula. Depois, foram transportados para uma tenda médica para um “checkup” pós pouso e para trocar os trajes de voo por macacões mais confortáveis.

Após a liberação médica, os viajantes serão levados a um aeroporto próximo. Vande Hei embarcará em um avião da Nasa que irá levá-lo aos Estados Unidos, enquanto Shkaplerov e Dubrov irão a Star City, tradicional centro de treinamento de cosmonautas próximo a Moscou.

Shkaplerov passou seis meses a bordo da ISS, tendo decolado em outubro passado em companhia da atriz Yulia Peresild e do diretor Klim Shipenko, que visitaram a estação por cerca de uma semana para gravar o primeiro filme com trechos filmados em órbita. Já Dubrov e Vande Hei, que decolaram a bordo da Soyuz MS-18 no início de abril de 2021, completaram 355 dias no espaço. Esta foi a primeira viagem de Dubrov à ISS, e a segunda de Vande Hei.

Leia mais:

Criatura alienígena? Cadáver misterioso surge em praia australiana e levanta suspeitasEsculturas de Jeff Koons serão exibidas na superfície da Lua; entendaNeil deGrasse Tyson: “Ninguém vai querer viver em Marte”

O retorno da Soyuz MS-19 ocorre durante um período tenso nas relações entre a Rússia e o Ocidente devido à guerra na Ucrânia. No início de março o diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, chegou a ameaçar deixar Vande Hei para trás em resposta a sanções impostas pelo governo norte-americano com a intenção de “degradar o programa espacial russo”.

Além disso, a Rússia decidiu também não vender mais motores de foguete para os EUA, que são usados nos foguetes Antares, da Northrop Grumman, e Atlas V, da United Launch Alliance (ULA). Na ocasião Rogozin declarou, em tom irônico: “Deixe-os voar em outra coisa, suas vassouras, eu não sei o que”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Astronauta e cosmonautas retornam à Terra em segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário