Celular Seguro vai bloquear aparelhos que não têm o app instalado

Nesta quinta-feira (11), o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou que o sistema Celular Seguro pode, agora, bloquear qualquer celular, mesmo que o aparelho não possua o aplicativo instalado.

Informação de roubo/furto dispensa cadastro

  • A novidade funciona sem a necessidade de informar o IMEI do aparelho;
  • Agora, caso o cidadão tiver um dispositivo roubado ou furtado, basta acessar o sistema de qualquer outro aparelho, em até 15 dias após o fato, e inserir os seguintes dados:
    • Data e hora do acontecido;
    • Linha telefônica usada no smartphone.
  • Contudo, apenas o titular da linha telefônica inserida pode realizar o bloqueio;
  • O processo todo, agora, pode ser realizado mesmo por pessoas que não se cadastraram no Celular Seguro.
Agora, sistema pode ser acessado por qualquer pessoa, mesmo sem cadastro (Imagem: Divulgação)

“É o Celular Seguro para todos. Mesmo sem estar cadastrado, o cidadão que for vítima de furto ou roubo, pode entrar no Celular Seguro por outro aparelho, por um tablet, por exemplo, baixar o aplicativo e fazer o seu registro”, frisou Neto.

“Com isso, ele vai poder bloquear a linha telefônica, os aplicativos financeiros, o IMEI do aparelho ou cadastrar no modo recuperação”, prosseguiu. “Portanto, o Celular Seguro não está apenas disponível para esses 3,6 milhões de cadastrados e, sim, para todos os brasileiros” finalizou.

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Notificação pode ser realizada até 15 dias após o acontecido (Imagem: DedMityay/Shutterstock)

O que é o Celular Seguro?

  • Desde que foi lançada, a iniciativa conta com cerca de 3,6 milhões de usuários;
  • O programa funciona como um botão de emergência que aciona a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos, de forma rápida, para impedir que os bandidos tenham acesso aos dados do aparelho;
  • Quem se cadastra pode indicar pessoas de sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado;
  • É possível cadastrar quantos números quiser no app, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado;
  • Após o registro da ocorrência relacionada ao aparelho, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão suas contas;
  • Mas, atenção: não é possível desbloquear o aparelho por meio da ferramenta;
  • Assim, caso você emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros.
Aparelhos cadastrados como produtos de roubo/furto/extravio no Celular Seguro deve ser entregue à polícia, caso o dono receba a mensagem que confirma isso e não tenha nota fiscal (Imagem: Agepen)

Desde abril, o serviço “dedura” aparelhos roubados ao enviar mensagens para esses aparelhos, mesmo que a linha telefônica instalada seja outra. Caso a pessoa recebeu a mensagem, pode ter comprado produto fruto de roubo/furto/extravio.

A mensagem alerta para a condição do aparelho e pede que o cidadão acesse o Celular Seguro para orientações sobre o que fazer. Nesse caso, a pessoa deve se apresentar à delegacia mais próxima com o dispositivo e com a nota fiscal dele, caso possua. Do contrário, será necessário entregá-lo à polícia.

Há, ainda, a possibilidade de consultar no sistema se o aparelho em mãos foi cadastrado no Celular Seguro.

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