Nesta quinta-feira (11), o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou que o sistema Celular Seguro pode, agora, bloquear qualquer celular, mesmo que o aparelho não possua o aplicativo instalado.
Informação de roubo/furto dispensa cadastro
- A novidade funciona sem a necessidade de informar o IMEI do aparelho;
- Agora, caso o cidadão tiver um dispositivo roubado ou furtado, basta acessar o sistema de qualquer outro aparelho, em até 15 dias após o fato, e inserir os seguintes dados:
- Data e hora do acontecido;
- Linha telefônica usada no smartphone.
- Contudo, apenas o titular da linha telefônica inserida pode realizar o bloqueio;
- O processo todo, agora, pode ser realizado mesmo por pessoas que não se cadastraram no Celular Seguro.
“É o Celular Seguro para todos. Mesmo sem estar cadastrado, o cidadão que for vítima de furto ou roubo, pode entrar no Celular Seguro por outro aparelho, por um tablet, por exemplo, baixar o aplicativo e fazer o seu registro”, frisou Neto.
“Com isso, ele vai poder bloquear a linha telefônica, os aplicativos financeiros, o IMEI do aparelho ou cadastrar no modo recuperação”, prosseguiu. “Portanto, o Celular Seguro não está apenas disponível para esses 3,6 milhões de cadastrados e, sim, para todos os brasileiros” finalizou.
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O que é o Celular Seguro?
- Desde que foi lançada, a iniciativa conta com cerca de 3,6 milhões de usuários;
- O programa funciona como um botão de emergência que aciona a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos, de forma rápida, para impedir que os bandidos tenham acesso aos dados do aparelho;
- Quem se cadastra pode indicar pessoas de sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado;
- É possível cadastrar quantos números quiser no app, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado;
- Após o registro da ocorrência relacionada ao aparelho, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão suas contas;
- Mas, atenção: não é possível desbloquear o aparelho por meio da ferramenta;
- Assim, caso você emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros.
Desde abril, o serviço “dedura” aparelhos roubados ao enviar mensagens para esses aparelhos, mesmo que a linha telefônica instalada seja outra. Caso a pessoa recebeu a mensagem, pode ter comprado produto fruto de roubo/furto/extravio.
A mensagem alerta para a condição do aparelho e pede que o cidadão acesse o Celular Seguro para orientações sobre o que fazer. Nesse caso, a pessoa deve se apresentar à delegacia mais próxima com o dispositivo e com a nota fiscal dele, caso possua. Do contrário, será necessário entregá-lo à polícia.
Há, ainda, a possibilidade de consultar no sistema se o aparelho em mãos foi cadastrado no Celular Seguro.
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