Home Variedade Cientistas criam lente espiral que torna visão mais nítida em diferentes distâncias

Cientistas criam lente espiral que torna visão mais nítida em diferentes distâncias

by
3 minutes read

Cientistas franceses do Laboratório de Fotônica, Numérica e Nanociências (LP2N) desenvolveram uma lente espiral capaz de criar múltiplos pontos focais, resultando em uma visão mais clara em diversas distâncias e condições de iluminação. A lente funciona de forma parecida às lentes progressivas, mas sem as distorções normalmente observadas.

Entenda:

Cientistas franceses desenvolveram um novo modelo de lente espiral que permite enxergar com mais nitidez em diferentes distâncias e iluminações;

A lente cria múltiplos pontos focais e funciona de forma semelhante às lentes progressivas, mas sem as distorções normalmente observadas;

O design foi criado com usinagem digital avançada, e a qualidade da lente pode ser ajustada conforme o número de voltas da espiral;

A equipe segue estudando a capacidade das lentes e esperar poder aprimorar tecnologias existentes;

O estudo foi publicado na revista Optica.

(Imagem: Laurent Galinier / Divulgação)

Chamada pela equipe de “dioptria espiral”, a lente cria três pontos focais diferentes no campo de visão, fornecendo “uma visão consistentemente clara” a potenciais usuários de implantes ou pacientes com hipermetropia relacionada à idade, como explica Bertrand Simon, autor do estudo, à Optica.

Leia mais:

Cor dos olhos pode influenciar qualidade da visão, indica estudo

Nova lente de contato quer diagnosticar glaucoma e evitar perda de visão

Síndrome do olho seco pode afetar 6 em cada 10 pessoas com glaucoma

Como funciona a nova lente espiral

Os cientistas usaram usinagem digital avançada para criar o design, controlando a qualidade da lente com base no número de voltas da espiral e gerando um efeito conhecido como vórtice óptico, que cria vários pontos de foco nítidos em diferentes distâncias.

(Imagem: Laurent Galinier / Divulgação)

Para validar sua eficácia, as lentes foram usadas para gerar imagens de um “E” digital – similar àqueles usados em quadros de testes de visão. A equipe observou que o nível de qualidade da imagem permanecia satisfatório em diferentes tamanhos de abertura utilizados. Melhorias de nitidez em diversas distâncias e condições de iluminação também foram relatadas por voluntários do estudo.

Os pesquisadores pretendem continuar investigando a capacidade das lentes e até melhorar outras tecnologias existentes. “Os desenvolvimentos futuros com esta tecnologia também podem levar a avanços em tecnologias de imagem compactas, dispositivos vestíveis e sistemas de sensoriamento remoto para drones ou carros autônomos, o que poderia torná-los mais confiáveis ​​e eficientes”, diz Simon.

O post Cientistas criam lente espiral que torna visão mais nítida em diferentes distâncias apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment