Cientistas descobrem mais de 5,5 mil novas espécies de vírus nos oceanos

Uma pesquisa publicada na revista científica Science fez aumentar ainda mais a curiosidade para se descobrir o que há escondido na parte não conhecida dos oceanos. De acordo com os estudos, os cientistas encontraram mais de 5,5 mil novos vírus de RNA nos mares

Com a nova descoberta, os cientistas propõem a criação de cinco novos filos ou divisões de vírus de RNA. “Foi muito emocionante descobrir de todos os ângulos que olhamos que adicionamos provavelmente pelo menos cinco filos aos cinco filos conhecidos para vírus de RNA!”, contou o professor de microbiologia da Universidade do Estadual de Ohio, nos Estados Unidos e principal autor do estudo, Matthew Sullivan.

Leia também!

Surto de hepatite em crianças preocupa autoridades de saúdeGoverno compra 35 mil unidades de Viagra para Forças ArmadasEstudo aponta que vitamina K tem efeitos protetores contra Alzheimer

Para descobrir os novos vírus, os pesquisadores analisaram mais de 35 mil amostras de água retirada de todos os oceanos do mundo. Todas as amostras possuíam plâncton, organismos aquáticos que transportam vírus de RNA.  

Com auxílio de aprendizado de máquina, os cientistas compararam os genes encontrados nos possíveis vírus detectados com as informações daqueles vírus já conhecidos. Deste modo, foram descobertos 5.504 novos vírus marinhos.  

Cientistas descobrem mais de 5,5 mil novas espécies de vírus nos oceanos. Imagem: Damsea/Shutterstock

Os novos vírus não se encaixavam em nenhum dos filos já conhecidos, então propuseram a criação de novos filos, são eles: Taraviricota, Pomiviricota, Paraxenoviricota, Wamoviricota e Arctiviricota. 

Os cientistas alertaram que ainda é cedo para entender se estes novos vírus podem apresentar algum risco para a vida humana e que, no momento, é necessário analisar como eles influenciam na vida marinha e seus ecossistemas, trabalho que já está em desenvolvimento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cientistas descobrem mais de 5,5 mil novas espécies de vírus nos oceanos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.