Home Variedade Como escolher o nome de domínio perfeito para seu site

Como escolher o nome de domínio perfeito para seu site

by
6 minutes read

Por Luiz D’Elboux*

Escolher um nome para seu site – ou seu nome de domínio – é essencial para atrair a atenção na Internet. E conseguir este destaque pode parecer um tanto complicado. De acordo com o Internet World Stats há mais de 5 bilhões de pessoas conectadas à Internet, número que cresce a cada dia. Você pode imaginar que uma boa parte deste número crescente de pessoas são empreendedores que procuram colocar suas ideias on-line, fazendo da busca do domínio perfeito uma área competitiva.

Aqui, a GoDaddy elaborou um simples guia passo a passo para ajudar os aspirantes ou empresários ativos e proprietários de pequenas empresas a encontrar um nome de domínio atraente para seu website, que permitirá que as pessoas encontrem a empresa facilmente através de mecanismos de busca como o Google.

Leia mais:

Quer obter sucesso na web? Entenda como a GoDaddy pode ajudar no design do seu siteAprenda tudo sobre marketing digital com videoaulas gratuitas da GoDaddyCinco dicas para você criar seu próprio negócio em 2022

Passo 1: Qual é o melhor momento para escolher um nome de domínio?

Devido ao grande número de domínios registrados, a melhor escolha é criar algumas opções de nome para a empresa e verificar se o domínio está disponível. O ideal é verificar se existem nomes de domínio potenciais com base nas ideias para os nomes da empresa, para ver quais nomes de domínio estão disponíveis.

Isso ajuda a evitar desperdício de energia e até mesmo de dinheiro na criação de logotipos e outros materiais de marketing, apenas para descobrir mais tarde que o nome escolhido para a empresa já tem o domínio registrado por outra pessoa ou empresa. Esta pesquisa deve ser feita antes de pensar no registro de marcas e patentes.

A dica aqui é criar uma lista de nomes relacionados ao negócio, mas só escolha o nome da empresa após passar pelos passos abaixo.

Passo 2: Crie um nome de domínio que seja facilmente encontrado

Quando houver uma lista de nomes possíveis para o negócio, prepare uma “verificação da realidade”. Agora é hora de descobrir quais termos, palavras e expressões as pessoas podem procurar quando quiserem contratar um serviço ou produto que a empresa oferece.

Há duas maneiras fáceis de identificar termos de busca quando as pessoas buscam algo na Internet:

Usando o autocompletar do Google. Digite termos relacionados ao universo da empresa e veja como o Google completa a pesquisa. Por exemplo, se for um negócio relacionado a esportes, os possíveis termos de busca podem ser “Esportes para…”, “Esportes de lazer”, “Esportes de…”.Use o Adwords Keyword Planner, uma ferramenta para quem tem algum conhecimento de Adwords. Aqui deve-se criar campanhas escolhendo o público-alvo e algumas palavras chaves relacionados ao negócio. O Google então vai trazer sugestões mais assertivas de palavras bem como as mais buscadas. É possível testar sem precisar pagar ou lançar uma campanha.

Passo 3: Escolhendo a extensão perfeita

Agora, com a lista dos nomes que são mais procurados pelas pessoas que consomem o produto ou serviço que a empresa vende, é hora de escolher a extensão. Aqui estão algumas opções:

TLDs internacionais (Top Level Domains): Estes são os domínios .com, .net e .org. Eles são a grande maioria das extensões de nomes de domínio utilizadas atualmente na Internet, com cerca de 330 milhões de domínios registrados em todo o mundo. Este tipo de extensão de nome de domínio é o mais usado, mas muitos nomes desejados com uma extensão .com já podem estar em uso.Os ccTLDS (Country Code Top Level Domains) são os domínios de primeiro nível para cada país, por exemplo, .com.br ou .br para o Brasil. Como .com ou .net, eles transmitem credibilidade, ao mesmo tempo em que mostram onde o negócio está baseado, porém, podem limitar o público da empresa ao país relacionado com a extensão.Os Domínios Genéricos de Primeiro Nível (gTLDs) são novas extensões de vários tipos, destinadas a diferentes tipos de atividades, tais como .io, .app, .online, .club, .store, .coffee, .press. Há centenas de exemplos a escolher que podem descrever perfeitamente o negócio. Por serem novas extensões, a chance de obter um nome mais apropriado é maior. Estes também podem ajudar a deixar claro o que a empresa faz, para quando as pessoas estão procurando por um tipo específico de negócio.

Passo 4: Registro do domínio

Uma vez escolhido o nome de domínio ideal, você precisa registrá-lo para que possa chamá-lo de seu. Existem várias opções no mercado para registrar um domínio, mas vale a pena escolher uma plataforma que ofereça serviços adicionais que a empresa provavelmente precisará, tais como hospedagem, construtor de websites, loja online, e-mail profissional etc. Nestas plataformas é possível não só encontrar ofertas atraentes em termos financeiros, mas também poupar tempo com o processo de criação, construção e programação do site.

Com o domínio perfeito em mãos, o empresário pode continuar sua jornada digital para criar outras ferramentas que sejam benéficas para seus negócios e criar uma estratégia de marketing digital para ajudar a colocar os produtos e serviços na frente do maior número possível de clientes potenciais.

*Luiz D’Elboux é o Country Manager da GoDaddy no Brazil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Como escolher o nome de domínio perfeito para seu site apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment