Correios entram em greve por tempo indeterminado em 9 estados

Desde a última quarta-feira (17), sindicatos de trabalhadores dos Correios em nove estados iniciaram uma greve por tempo indeterminado. A paralisação ocorre em meio a protestos contra medidas adotadas pela estatal, à ausência de um acordo coletivo e à reivindicação de reajuste salarial para a categoria.

Dos 36 sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios em todo o país, 24 não aderiram ao movimento. A paralisação envolve sindicatos dos estados do Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o SINTECT-RJ, sindicato que representa os trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro, a mobilização é fruto de um processo marcado por frustração e impasses nas negociações. “Diante do desrespeito aos direitos e da ausência de avanços, a categoria escolheu a luta como instrumento legítimo para defender a valorização profissional, condições dignas de trabalho e o futuro dos Correios”, afirmou a entidade em publicação.

Vários sindicatos dos Correios aderiram à greve, mas operam normalmente. (Fonte: Getty Images)

Qual o motivo da greve dos Correios?

Nesta paralisação, os sindicatos dos Correios reivindicam uma série de pontos relacionados a salários e benefícios. Entre as principais demandas estão:

  • Reajuste salarial com reposição integral da inflação;
  • Manutenção de direitos históricos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT);
  • Adicional de 70% nas férias;
  • Pagamento de 200% para trabalho aos finais de semana;
  • Pagamento de um “vale-peru” no valor de R$ 2,5 mil.

Em nota, os Correios afirmaram que a adesão à greve é parcial e localizada. “Todas as agências estão funcionando e as entregas seguem sendo realizadas em todo o território nacional. Nessa quarta-feira (17), cerca de 91% do efetivo da empresa esteve em atividade”, informou a estatal.

A empresa destacou ainda que, dos 36 sindicatos que representam os trabalhadores, 24 não aderiram ao movimento. Segundo o comunicado, medidas contingenciais foram adotadas para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.

De acordo com os Correios, todas as agências seguem funcionando normalmente e as entregas continuam sendo realizadas em todo o país nesta quinta-feira (18). A estatal reforçou que 91% do efetivo operou normalmente na quarta-feira (17).

Quer acompanhar os principais desdobramentos que impactam serviços essenciais e o setor público no Brasil? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das notícias que ajudam a entender o cenário atual.

Related posts

Torneio de Tetris em Dubai usa show de 2,8 mil drones como ‘tela’ de jogo

Epic Games libera bom jogo grátis por 24 horas! Resgate agora (18)

Cibercriminosos exploram falha crítica no React em ataque de ransomware