Covid-19: pesquisadores encontram vírus em lontra selvagem

Uma lontra selvagem da espécie norte-americana, que foi encontrada em um rio da cidade de Valência, na Espanha, foi diagnosticada com o Sars-CoV-2, o vírus da Covid-19. Este é o primeiro caso de Covid-19 em um animal selvagem dessa espécie registrado em qualquer ponto do mundo.

O caso de Covid-19 em uma lontra foi diagnosticado por pesquisadores da Universidade Cardenal Herrera, do Instituto de Biomedicina de Valência e da Universidade Autônoma de Barcelona, que trabalharam em conjunto em um estudo que foi publicado na revista Frontiers in Veterinary Science.

Lontra foi amplamente testada

A lontra infectada foi submetida a dois tipos diferentes de testes PCR, o teste de swab de nasofaringe e o de tecido pulmonar. Ao sequenciar os vírus, os pesquisadores descobriram se tratar de patógenos que com alterações que já haviam sido identificados em pacientes humanos.

De acordo com os pesquisadores, a contaminação pode ter acontecido por conta do contato do animal com esgoto contaminado pelo vírus. Esse esgoto acabou desaguando no rio habitado pela lontra e contaminando o animal.

Outros animais infectados

Vírus também foi encontrado em martas, uma espécie de mamífero carnívoro de pequeno porte. Crédito: Dani Kropivnik/Wikimedia Commons

A investigação testou os restos mortais de duas outras lontras, que foram encontradas em áreas distantes de onde estava a primeira. Porém, os testes nesses animais deram negativo. Além das lontras, amostras do vírus da Covid-19 foram encontradas em uma marta americana no ano passado.

As martas são mamíferos carnívoros com características parecidas com a das lontras. A contaminação desse animal foi a primeira vez que animais selvagens, que não tiveram contato direto com pessoas infectadas, foram diagnosticados com o Sars-CoV-2.

Leia mais:

Covid-19: mundo ultrapassa os 500 milhões de casos da doençaVacina para novas variantes pode ficar pronta até setembro, informa PfizerCovid-19: Pfizer espera lançar vacina eficaz contra todas variantes ainda em 2022

Já nesta época, os pesquisadores já defendiam que a contaminação poderia ter se dado por contato com água contaminada. Segundo a equipe, isso faz com que seja necessário estabelecer um sistema de vigilância para contaminação de animais selvagens pela Covid-19.

De acordo com eles, uma lontra, uma marta ou outro animal selvagem pode se tornar um reservatório do Sars-CoV-2 e transmitir a doença para seus predadores. Isso pode causar o surgimento de novas variantes, que podem chegar de volta aos humanos em algum momento.

Via: Revista Galileu

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: pesquisadores encontram vírus em lontra selvagem apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Xógum ganhará duas novas temporadas produzidas pela FX

Novo bug do iOS 17.5 ‘revive’ correios de voz na caixa postal do iPhone

Plano com anúncios da Netflix faz sucesso e já tem mais de 40 milhões de assinantes