Entenda o que são as contas falsas que Musk diz ter causado pausa na compra do Twitter

Essa sexta-feira (13) soltou a bruxa no mundo dos negócios de tecnologia para finalizar uma semana complicada no mercado digital. Hoje, Elon Musk revelou que interrompeu o processo de compra do Twitter de forma temporária.

O Olhar Digital fez uma matéria explicando os motivos por trás das cortinas que podem ter feito o bilionário mudar de ideia ou até mesmo as estratégias que podem estar ligadas a esse anúncio. No entanto, a justificativa oficial do CEO da Tesla para a pausa nos negócios são as contas falsas presentes no Twitter..

Mas o que exatamente são essas contas falsas e como elas podem impactar tanto os negócios da rede social?

Contas falsas no Twitter

Existem basicamente dois problemas básicos apontados pelo bilionário: as contas falsas e os bots. Os dois são conceitos diferentes que podem estar interligados. Oficialmente, a plataforma diz que menos de 5% de seus usuários são robôs que espalham fake news. No entanto, Musk diz que isso compromete o andamento da negociação.

Bots são basicamente contas operadas por computadores que operam de forma programada. Não necessariamente bots são usados para fins criminosos. Alguns desses perfis são utilizados para monitorar determinadas ações como a alta do dólar e o clima. 

Leia mais:

Seria um blefe? Analistas alertam para possível ‘golpe de mestre’ de Musk na oferta pela compra do TwitterTwitter demite dois líderes na primeira mudança na gestão após anúncio de compra por Elon MuskElon Musk diz que pretende remover banimento de Trump no Twitter

No entanto, a maior parte dos bots são realmente voltados para aumentar a base de seguidores de usuários específicos ou espalhar fake news. Não é difícil encontrar diversos perfis publicando as mesmas mensagens em alguns comentários. Também é possível identificar alguns perfis de contas criados no mesmo dia e com conteúdos semelhantes e poucas publicações. 

Imagem: Creative Commons – Flickr

Já as contas falsas são um pouco diferentes. Essas não necessariamente são operadas por robôs e representam pessoas ou empresas que não existem, podendo até mesmo utilizar imagens de uma pessoa que não possui perfil na plataforma. 

O Twitter diz não conseguir especificar o número de contas falsas e de spam na rede social. “Nossa estimativa de contas falsas ou de spam pode não representar com precisão o número real de tais contas, e o número real de contas falsas ou de spam pode ser maior do que estimamos”, diz dados da plataformas envidados para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Entenda o que são as contas falsas que Musk diz ter causado pausa na compra do Twitter apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.