Eve, subsidiária da Embraer, firma parceria para desenvolvimento de eVTOL no Brasil

A Eve Air Mobility, empresa voltada para Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) e subsidiária da Embraer, está firmando uma parceria voltada para o desenvolvimento de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) no Brasil. Junto à francesa Thales, a estratégia envolve uma série de estudos conjuntos ao longo de 12 meses contemplando aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica.

Dentre as competências da Thales, há soluções tecnológicas, serviços e produtos nas áreas de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte, identidade digital e mercados de segurança. Os trabalhos da parceria envolvendo a subsidiária da Embraer também terão como norte o desenvolvimento de sistemas de aviação, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.

eVTOL como um modo de transporte eficaz e sustentável

A empresa francesa vê na Embraer a liderança da empresa brasileira em nosso país e no mundo. As duas já trabalham juntas há mais de trinta anos – e o desenvolvimento de um eVTOL junto à Eve “vai alavancar essa parceria também”, disse André Stein. O co-CEO da subsidiária da Embraer aponta para o compromisso de sua empresa “em oferecer um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável” que será fortalecido com a iniciativa.

Para Yannick Assouad, vice-presidente executivo de aviação da Thales, a indústria de modelos eVTOL “vem para ficar e trará muitas vantagens para o país, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”. O grupo francês possui cerca de 81 mil funcionários em 68 países.

Tanto o Centro de Tecnologia Espacial da Thales, em São José dos Campos (SP), quanto o recém-inaugurado Centro de Aeronaves, em São Bernardo do Campo (SP), darão suporte às equipes da Eve e da Embraer que trabalham no projeto. Engenheiros da empresa na França, Canadá e Estados Unidos também estarão participando dos trabalhos.

A Eve, por sua vez, vem se destacando junto no segmento eVTOL, como foi em outubro do ano passado, por exemplo. Sendo a primeira empresa a se formar na EmbraerX (aceleradora de startups da empresa brasileira), a subsidiária da Embraer recebeu um pedido de 100 eVTOLs para frota de “táxis voadores” na América Latina até 2026.

Leia também:

Com previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500 eVTOLs, em marco inédito no mundo ESA anuncia projeto escolhido para extrair oxigênio do solo lunar Ayrton Senna faz parceria com Embraer para criar “carro voador”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Eve, subsidiária da Embraer, firma parceria para desenvolvimento de eVTOL no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.