Google é multado em bilhões na Europa – e pode ter que vender parte de sua operação; entenda

A Comissão Europeia determinou que o Google deve pagar 2,95 bilhões de euros (cerca de R$ 18 bilhões) em multas por “abuso de posição dominante” no mercado de anúncios. O órgão aponta práticas anticompetitivas por parte da big tech, que aumentaram custos para anunciantes e editores.

O Google tem 60 dias para apresentar um plano para encerrar essas práticas ou pode ser forçado a vender a operação de publicidade na União Europeia. A empresa já informou que deve recorrer.

Google também sofreu punições duras nos Estados Unidos recentemente (Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock)

Google é multado por posição dominante no mercado de anúncios

A investigação sobre a tecnologia de publicidade do Google foi aberta em junho de 2021. A decisão da Comissão Europeia foi emitida nesta quinta-feira (4). A multa foi por supostas práticas anticompetitivas no mercado de anúncios, que teriam aumentado o preço para anunciantes e editores, e consequentemente elevado o preço para os consumidores.

Agora, o Google tem 60 dias para apresentar um plano para resolver esse problema. Segundo comunicado informando a decisão, se a empresa não o fizer, a Comissão “não hesitará em impor uma solução adequada”, incluindo obrigar a big tech a vender a operação de publicidade na União Europeia.

Empresa deve recorrer à decisão (Imagem: IgorGolovniov/Shutterstock)

Google vai recorrer

Em nota à imprensa internacional, para sites como BBC e The Verge, a vice-presidente e chefe global de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, classificou a decisão da Comissão Europeia como “errada” e disse que a empresa deve recorrer.

Ainda de acordo com a executiva, a multa é “injustificada” e “exige mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias, dificultando sua lucratividade”.

Nos EUA, Google não será forçado a vender o Chrome (Imagem: Alex Photo Stock/Shutterstock)

Leia mais:

Multa não é a primeira do Google no setor de publicidade

  • Nos Estados Unidos, o Departamento de Justiça também entendeu que as práticas do Google no mercado de anúncios violavam leis antitruste;
  • Recentemente, a big tech sofreu outra decisão pesada: a Corte Distrital dos EUA concluiu que o Google agiu ilegalmente para manter monopólio nas buscas online;
  • Como punição, a empresa corria o risco de ter que vender o Chrome e o Android. Mas isso não aconteceu.

Você pode conferir os detalhes sobre essa punição nos Estados Unidos neste link.

O post Google é multado em bilhões na Europa – e pode ter que vender parte de sua operação; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Olhar Espacial: desvendando os mistérios do eclipses lunares

Lotofácil da Independência: saiba até quando você pode apostar

OpenAI anuncia plataforma para competir com o LinkedIn