Imagens de satélites mostram tropas russas se agrupando na fronteira com a Ucrânia

O satélite Worldview-2, da Maxar Technologies, registrou um contingente do exército da Rússia se agrupando na região de Soloti, no que deve ser mais um exercício de avanço das tropas russas em direção à fronteira com a Ucrânia.

O exército comandado por Vladimir Putin invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, quase que imediatamente atraindo críticas de vários países no mundo, junto de sanções que afetaram a economia russa em praticamente todos os setores.

Leia também

Netflix: usuários da Rússia processam streaming por interromper serviço localEx-astronauta lança coleção de NFTs e arrecada mais de R$ 2 milhões em apoio à UcrâniaRússia bloqueia sinais de satélites GPS na Ucrânia, diz Força Espacial dos EUAImagens do satélite Worldview-2, da Maxar Technologies, mostram que, apesar de um revés recente, as tropas russas seguem avançando por diversos lados da fronteira com a Ucrânia (Imagens: Maxar Technologies/Divulgação)

Apesar de uma ampla vantagem inicial que viu a Rússia tomar Kiev e diversas cidades adjacentes, a última semana viu uma inversão de cenário, com soldados conseguindo expulsar os russos da capital ucraniana e de outras regiões ao norte, forçando os invasores a reagrupar suas tropas ao sul e ao leste da fronteira.

As imagens da galeria acima mostram justamente essa mudança: as fotos tiradas na última segunda-feira (11) mostram comboios militares russos se dirigindo para o leste fronteiriço dos dois países, com caminhões sendo vistos próximos a áreas como Bilokurakyne e Kyslikva.

“Somados, os comboios contém mais de 200 veículos e incluem tanques, carros blindados carregando tropas, torres de artilharia e equipamento de suporte bélico”, disse a Maxar, respondendo a um e-mail enviado pelo Space.com.

Ao sul, segundo a empresa norte-americana, é possível ver a formação de duas bases que provavelmente servem como linha de suprimentos militares aos russos. Uma das bases está próxima à Crimeia, região dentro da fronteira ucraniana, mas que foi incorporada pela Rússia em 2014.

A imagem mais chocante, no entanto, é de Mariupol: o assentamento ao sul da Ucrânia é provavelmente a região que mais levou golpes da Rússia durante a guerra. As imagens do Worldview-2 mostram que a devastação por ali, no entanto, não dá sinais de desacelerar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Imagens de satélites mostram tropas russas se agrupando na fronteira com a Ucrânia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.