Intel lança suas GPUs Intel Arc, grande aposta da empresa

Em agosto do ano passado, a Intel apresentou suas GPUs dedicadas Intel Arc, desenvolvidas para concorrer com a Nvidia e AMD, e hoje (30), a empresa lançou a primeira linha Arc, a Intel Arc 3, e também anunciou a chegada das próximas linhas, Intel Arc 5 e Arc 7 nos próximos meses.

A Intel Arc A-Series para laptops foi finalmente lançada / Divulgação: Intel

A nova geração Intel Arc é uma das grandes apostas da empresa para os próximos anos. O motivo para a animação da Intel é simples, as GPUs Intel Arc prometem dobrar o desempenho da Intel Iris Xe, de 4x para 8x (em relação ao Intel Iris original de 9a geração). 

Em um evento para jornalistas ontem (29), a Intel mostrou mais detalhes sobre suas novas GPUs Intel Arc, incluindo vídeos de demonstração. Todas as placas gráficas Intel Arc A-Series são construídas com a microarquitetura Xe HPG (ou High Performance), mas o melhor ficou para o futuro, com as linhas Intel Arc 5 e Arc 7.

Intel Arc 3 chega hoje, Intel Arc 5 e Arc 7 a partir de julho

Como citamos, a linha Intel Arc terá três divisões, a Intel Arc 3, lançada hoje, e a Intel Arc 5 e 7, que chegarão a partir de julho desse ano. Segundo a Intel, a Arc 3 é otimizada para melhoria em jogos, com resolução 1080p. Já a Intel Arc 5 é mais indicada para games avançados e a Arc 7 para jogos de alta performance.

As placas gráficas Intel Arc irão acompanhar aparelhos com processadores Core de 12a geração e também com Intel Evo. Várias fabricantes vão lançar notebooks com Intel Arc Graphics, e algumas empresas vão lançar versões com Intel Arc de dispositivos que já estão no mercado, como o Galaxy Book 2 Pro da Samsung, o primeiro com as novas GPUs disponível no mercado.

As placas Intel Arc lançadas hoje foram a A350M, com seis núcleos Xe, e a A370M, com oito núcleos Xe. Quem quiser esperar, vai poder comprar uma linha de SoCs bem mais avançada, a GPU A770M, flagship da Intel Arc 7 com 32 núcleos Xe e 32 núcleos de ray tracing.

Microarquitetura Xe HPG

GPUs Intel Arc A-Series são construídas com a microarquitetura Xe HPG / Divulgação: Intel

As GPUs Intel Arc A-Series são fabricadas com a microarquitetura Xe High Performance Graphics (Xe HPG), desenvolvida para criadores de conteúdo e gamers, como conta a Intel. Ela tem núcleos Xe com engines XMX AI da Intel, e conta com aceleração de hardware com DirectX 12 Ultimate para melhorar o ray tracing dos games, usando as tecnologias Adaptive Sync, Speed Sync e Smooth Sync.

Xe Media Engine da placa gráfica Intel Arc / Divulgação: Intel

A Xe Media Engine foi criada para otimizar o trabalho atual e futuro dos criadores, e a Xe Display Engine funciona com DisplayPort 2.0 UHBR10. HDMI 2.0b e DisplayPort 1.4a

GPUs têm maior capacidade computacional para tarefas de IA

As citadas Intel Xe Matrix Extensions (XMX) engines contam com até 16x mais capacidade computacional para tarefas de IA. Elas usam o Xe Super Sampling (XeSS) para entregar conteúdo em alto desempenho, com upscaling feito com inteligência artificial. O XeSS está tendo uma boa adoção, e chega ao mercado com 14 games, incluindo Death Stranding.

Essas GPUs também são as primeiras do mercado a contarem com suporte para aceleração de hardware do novo codec AV1 da Alliance for Open Media, tanto para codificar ou decodificar, o que permite fazer streamings de maior qualidade usando menos banda. A Intel falou em uma eficiência de 50% a 60% em streaming. Além disso, elas também são compatíveis com os principais codecs como VP9, AVC e HEVC.

Leia também:

Intel Arc: nova linha de placas gráficas vai concorrer com Nvidia e AMDGPU dedicada mais potente da Intel, Arc Graphics estreia na CES 2022Intel apresenta novos processadores Alder Lake

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Intel lança suas GPUs Intel Arc, grande aposta da empresa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário