Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico

Uma raridade da aviação, o avião elétrico Alia, da americana Beta Technologies, realizou um voo de 160 km entre Stavanger e Bergen, na Noruega, consumindo apenas bateria, como explica uma matéria da BBC.

O modelo, capaz de transportar até 560 kg, completou a viagem em 55 minutos, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com transporte rodoviário.

O Alia pode voar até 400 km com uma única carga e recarregar totalmente em menos de 40 minutos. Além de carga, o modelo pode ser configurado para transporte médico ou de passageiros, com até cinco assentos.

Aeronave elétrica reduz tempo de viagem em comparação com transporte rodoviário e pode ser adaptada para carga, passageiros e transporte médico – Imagem: Beta Technologies

Recentemente, realizou um voo de demonstração transportando passageiros para o aeroporto JFK, em Nova York. A Beta, que tem a Amazon como investidora e a UPS como cliente, espera obter certificação americana ainda este ano.

Desafios da propulsão elétrica

  • Apesar do avanço, o alcance limitado das baterias continua sendo o principal obstáculo.
  • As melhores baterias de íons de lítio ainda possuem densidade de energia muito menor que o combustível de aviação, tornando voos de longa distância desafiadores.
  • Projetos europeus, como o Pipistrel Velis Electro, têm certificação, mas são restritos a treinamento e trajetos curtos.
  • Até gigantes como a Airbus já recuaram de projetos elétricos devido a essas limitações.

Leia mais:

Voos de demonstração reforçam a importância de aeronaves elétricas e híbridas para reduzir emissões de carbono e custos operacionais – Imagem: Beta Technologies

Caminhos híbridos e futuro da aviação

Para superar restrições, startups como a Heart Aerospace estão desenvolvendo aeronaves híbridas, que combinam baterias com combustível convencional, permitindo voos mais longos e mais passageiros. A Beta também planeja aeronaves híbridas e autônomas para fins civis e de defesa.

Sistemas híbridos oferecem menores emissões, decolagens mais silenciosas e maior flexibilidade operacional, enquanto a tecnologia totalmente elétrica continua sendo a base para avanços ambientais.

Especialistas afirmam que o futuro da aviação exigirá combustíveis sustentáveis, hidrogênio ou soluções híbridas, mas ainda há desafios técnicos e comerciais significativos a serem superados.

A Heart Aerospace tem planos para um avião híbrido que pode alternar entre baterias e combustível de aviação – Imagem: Heart Aerospace

O post Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Team Cherry admite que Hollow Knight Silksong é muito difícil e explica decisão

Alimentados pelo Sol: como a energia solar está transformando os carros elétricos

Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6831 (sexta, 19/09)