Home Variedade Ong acusa YouTube Kids de recomendar vídeos com armas e drogas

Ong acusa YouTube Kids de recomendar vídeos com armas e drogas

by
4 minutes read

A Ong Tech Transparency Project (TPP), que investiga as principais empresas de tecnologia do mundo, denunciou que o YouTube Kids, versão da plataforma de vídeos exclusiva para crianças, estaria exibindo conteúdos que promovem a cultura de drogas e armas de fogo, dietas e clareamento de pele.

De acordo com o TPP, vídeos que falavam positivamente sobre cocaína e metanfetamina, com instruções sobre como esconder uma arma, com incentivo ao clareamento de pele, e que introduziam a dietas não saudáveis, foram encontrados no aplicativo do YouTube Kids.

Filtros imperfeitos

Além dos vídeos com conteúdo não recomendado para crianças, a Ong também denuncia vídeos com conteúdo excessivamente comercial ou promocional, o que viola as políticas do YouTube Kids. Em nota, a empresa se defendeu das acusações e declarou que as recomendações do app são montadas a partir de filtros automatizados.

A empresa também declarou que as recomendações levam em consideração a revisão humana e o feedback dos pais das crianças que utilizam a plataforma. No entanto, mesmo com o constante aperfeiçoamento dos filtros por parte das equipes de engenharia do YouTube, eles são imperfeitos.

Leia mais:

WhatsApp: quatro funções lançadas recentemente para o appYouTube Shorts ganha versão web e recurso para gravar remixesCom mais de 5 trilhões de views, YouTube Shorts pode começar a ter anúncios em breve

Esta não é a primeira vez que o YouTube se vê em uma polêmica com vídeos violentos e obscenos recomendados para crianças. Após problemas com a legislação dos Estados Unidos para conteúdo infantil, o YouTube dividiu o Kids em três categorias: 9 a 12 anos, 4 a 7 anos e menores que 4 anos.

Filtros exibiram falharam com conteúdo sensível

Um dos vídeos que os pesquisadores alegam ter encontrado seria um tutoria sobre como fazer um simulacro das drogas produzidas pelos protagonistas da série ‘Breaking Bad’ Crédito: Sony/Divulgação

Com a intenção de testar os filtros, o pessoal da TTP criou um perfil dentro de cada faixa etária do YouTube Kids e desativou o controle parental em todos eles. Ao buscar por termos sensíveis, os pesquisadores dizem ter encontrado conteúdos potencialmente perigosos para as crianças.

Entre os resultados, para termos como “cocaína” e “metanfetamina”, pesquisados em inglês, os pesquisadores encontraram resultados como a canção “Cocaine”, de Eric Clapton, que tem trechos que podem ser entendidos como algo que glamouriza o consumo da droga.

Segundo os pesquisadores, também foram encontrados vídeos que mostram crianças ensinando a fazer “doces de cristal do Breaking Bad”. No Brasil, a série não é recomendada para menores de 16 anos, e os protagonistas são fabricantes e traficantes de metanfetaminas. Ou seja, o vídeo mostra como fazer um simulacro de drogas.

Via: UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ong acusa YouTube Kids de recomendar vídeos com armas e drogas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment