Planeta anão usou radiação para se aquecer após “atividade geológica inesperada”

Geocientistas da Virginia Tech podem ter descoberto por que Ceres – um planeta anão e o maior corpo celeste no cinturão de asteroides da Via Láctea – mostrou uma atividade geológica inesperada. As descobertas, detalhadas em um artigo publicado na revista AGU Advances, podem mudar completamente a maneira como enxergamos os planetas anões.

Os cientistas sabem da existência de Ceres há algum tempo, embora tenha sido em 2015 que a sonda Dawn da NASA deu aos pesquisadores uma visão mais detalhada do corpo rochoso. Para sua surpresa, eles descobriram que Ceres possui características geológicas interessantes, como planaltos, depósitos minerais e fraturas superficiais – todos sinais de que o planeta já apresentou atividades sísmicas e até mesmo um oceano.

Para criar essas formações geológicas, no entanto, Ceres precisaria ter gerado calor de alguma maneira durante sua história – algo que os cientistas acreditam que corpos planetários menores são incapazes de fazer. 

Radioativo 

Principalmente devido à forma violenta como se formam, planetas maiores como o nosso começam quentes, desencadeando atividade geológica e esfriando ao longo do tempo. Ceres, por outro lado, nunca foi grande o suficiente para ser um verdadeiro planeta e, portanto, não poderia ter gerado calor durante a formação. 

Mas, graças a uma modelagem computacional do passado distante do planeta anão, cientistas agora acreditam que Ceres não precisou começar quente para gerar calor. Em vez disso, eles acreditam que o anão se aqueceu devido ao decaimento radioativo de supostas reservas de urânio e tório em sua crosta.

Leia mais:

Descoberta revolucionária fora da Via Láctea tem participação de brasileiroCuriosity completa 10 anos: veja as principais descobertas do rover em MarteCientistas encontram “Super Terra” a apenas 37 anos-luz do nosso planeta; entenda

“O que mostramos neste artigo é que o aquecimento radiogênico por si só é suficiente para criar uma geologia interessante”, disse Scott King, professor de geociências da Virginia Tech, no comunicado à imprensa. 

Daqui para a frente, o modelo será capaz de fornecer informações sobre como outros planetas anões, e até mesmo algumas luas, surgiram.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Planeta anão usou radiação para se aquecer após “atividade geológica inesperada” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como abrir conta global no Nubank Ultravioleta?

Qual tamanho e formato para fotos do Instagram?

Confira o Olhar Digital News na íntegra (29/04/2024)