Próteses de rosto gratuitas mudam a vida de pacientes com câncer

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço sejam diagnosticados em 2025. Nestes casos, não basta apenas tratar o tumor. Outra dificuldade é a aparência dos pacientes.

Pensando nisso, o Instituto Mais Identidade, organização sem fins lucrativos de São Paulo, desenvolve e oferece próteses gratuitas. Elas são produzidas usando tecnologia de uma impressora 3D e um aparelho celular.

Próteses são oferecidas para pacientes que passaram por tratamento contra o câncer na região da cabeça e pescoço (Imagem: Ebrahim Lotfi/Shutterstock)

Muito mais baratas e rápidas de serem produzidas

  • Segundo reportagem da BBC, as próteses são mais acessíveis (as convencionais podem custar até R$ 50 mil) e personalizadas.
  • Além disso, podem ser produzidas mais rapidamente.
  • Elas são oferecidas gratuitamente para pacientes que passaram por tratamento contra o câncer na região da cabeça e pescoço e também para pessoas com algum tipo de deficiência nessa área do corpo.
  • Ao contrário das próteses tradicionais, que exigem longos processos de moldagem, altos custos e ajustes manuais, as versões feitas em impressoras 3D podem ser desenvolvidas a partir de imagens digitais feitas com câmeras de smartphones.
  • Isso reduz o tempo de espera de meses para semanas ou até mesmo dias.

Leia mais

Peças são criadas a partir de impressoras 3D (Imagem: Alex_Traksel/Shutterstock)

Como as próteses são feitas

Para criar a prótese, o rosto do paciente é registrado por meio de fotografias digitais, que são transformadas em modelos tridimensionais realistas. A área afetada é recriada com o auxílio de softwares que permitem o planejamento preciso da prótese.

Em seguida, a peça é produzida em resina em uma impressora 3D e esse molde é testado no paciente para ver se há a necessidade de alguma adequação. Com o molde aprovado, ele é encaminhado para a confecção, feita manualmente em silicone, e recebe as características individuais de cada paciente, como cor da pele e outros detalhes.

Prótese de rosto simula as características individuais de cada paciente, como a cor da pele (Imagem: divulgação/Instituto Mais Identidade)

Esse tipo de prótese pode ser colocada de duas maneiras. A primeira, e mais simples, é através de adesivos que “colam” ela ao rosto do paciente com um adesivo próprio para a pele. Já a segunda, é através de magnetos, sendo necessário que o paciente faça uma cirurgia para a implantação de pinos de titânio na região do rosto onde a prótese vai se encaixar.

A escolha da prótese depende de cada paciente e se a estrutura óssea da face foi preservada após a remoção do tumor. Em muitos casos, parte dessa estrutura também fica comprometida, o que faz com que a prótese indicada seja a autocolante.

Luciano Dib, cirurgião bucomaxilofacial e diretor do Instituto Mais Identidade

O post Próteses de rosto gratuitas mudam a vida de pacientes com câncer apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo modelo de IA da Google faz tarefas no navegador para você

Polícia prende 49 pedófilos em flagrante durante megaoperação

Tablet VAIO: conheça o modelo com 512 GB, teclado e caneta e aproveite um cupom exclusivo