Saiba como identificar a doença de Chagas, infecção silenciosa que atinge mais de 8 milhões de pessoas na América Latina

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mais de 8 milhões de pessoas convivem com a doença de Chagas na América Latina. Os dados ficam ainda mais alarmantes quando constatado que cerca de 70% dessas pessoas não sabem que estão com a infecção, devido aos sintomas pouco aparentes.

Apesar de silenciosa, a doença de Chagas mata cerca de 10 mil pessoas por ano na região, já que a infecção pode gerar complicações. Se antes ficava restrita a zonas rurais, a condição hoje já atinge grandes centros urbanos, aumentando o número de pessoas que podem ser contaminadas, Mas como ocorre a transmissão e quais os sintomas dessa doença?

Conheça a doença de Chagas

De acordo com o Instituto Butantan, a transmissão da doença de Chagas ocorre pelo barbeiro, um inseto bastante comum no Brasil que deposita suas fezes na pessoa picada. Essa situação causa coceira e, ao coçar, a pessoa infectada pode levar essas fezes para bocas, olhos e feridas. É justamente isso que causa a infecção.

Leia também!  

Cientistas destroem tumores usando ondas sonoras e resultados são animadoresHashis elétricos: produto realça o sabor salgado da comida sem precisar de sal; veja comoHá uma explicação psicológica para o conflito de sogra versus nora; entenda

O que dificulta a identificação são os sintomas, que geralmente são bastante genéricos. No começo, os sintomas incluem febre, mal-estar, inchaço, falta de apetite, mal-estar e outros. Ao avançar, os pacientes podem passar um longo período, ou a vida toda, sem apresentar manifestação da doença.  

“Geralmente as pessoas infectadas só irão descobrir que têm a doença muitos anos após a infecção, quando os problemas cardíacos surgem. Por isso ela é uma doença silenciosa, já que permanece por muitos anos sem ser diagnosticada”, explica Simone Guedes Calderano, pesquisadora do Laboratório de Ciclo Celular do Butantan.

A prevenção é feita com medidas para controlar o barbeiro e impedir surtos do inseto. O tratamento costuma ser feito com remédios antiparasitários com o objetivo de matar o parasita e aliviar os sintomas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Saiba como identificar a doença de Chagas, infecção silenciosa que atinge mais de 8 milhões de pessoas na América Latina apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.