Spotify supera expectativas do mercado em receita e novos usuários

A plataforma de streaming de áudio Spotify revelou nesta terça-feira (04) o relatório fiscal com o desempenho da companhia no terceiro trimestre de 2025. No geral, os resultados são bastante positivos para o serviço.

Segundo os dados divulgados oficialmente, a companhia superou expectativas de analistas de mercado e apresentou uma performance que indica a chegada de uma fase financeira ainda mais estável.

Os destaques do relatório incluem:

  • aumento de 12% em assinantes em comparação com o mesmo período do ano passado (281 milhões);
  • aumento de 11% em usuários ativos mensais pagantes ou não (713 milhões);
  • aumento de 12% em receita gerada (€4,3 bilhões ou R$ 26,5 bilhões em conversão direta de moeda);
  • aumento da margem bruta de lucro para 31,6%;
  • novo pico de lucro operacional (já com gastos e outras deduções) de €582 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões).

O número que destoa do relatório é a receita do uso da plataforma com publicidade, que caiu 6% e pode desagradar gravadoras e anunciantes caso siga em declínio. Já a margem de lucro segue dentro da meta da companhia, que é se manter entre os 30% e 35%.

“Nosso negócio está saudável. Estamos entregando mais rápido do que nunca. E nós temos as ferramentas que precisamos — preço, inovação de produto, vantagem operacional e eventualmente a administração de anúncios — para entregar tanto aumento na receita quanto expansão dos lucros”, disse o CEO e fundador da empresa, Daniel Ek.

O executivo, que anunciou a saída do cargo e a transição para um sistema de co-CEOs nos próximos meses, disse ainda que está “construindo o Spotify para o longo prazo”.

O que o Spotify fez nos últimos meses

Algumas das ações recentes do serviço ajudam parcialmente a explicar como o Spotify conquistou os números positivos do trimestre. Elas incluem a chegada do aguardado Lossless Audio para assinantes e melhorias no plano grátis, além de alianças com a Netflix (para exibir podcasts em vídeo) e o ChatGPT (para controle do app e escolha de músicas).

A plataforma também se beneficiou de lançamentos de peso no período, como o álbum The Life of a Showgirl, de Taylor Swift. O disco bateu o recorde de mais ouvido em um único dia no ano e o que foi mais armazenado na lista de favoritos com antecedência pelos usuários.

Por outro lado, em agosto, a plataforma aumentou o valor da mensalidade no Brasil em 17% e fez o mesmo em vários outros mercados.

A transição de áudio para texto virou um dos grandes recursos de ferramentas de IA? Saiba mais sobre esse tema neste artigo!

Related posts

Novo trojan bancário ataca celulares Android em busca de apps de finanças

Executivo da Microsoft defende que IA nunca terá consciência

Eleven terá novos poderes e estará mais forte que nunca em Stranger Things 5! Entenda