Volkswagen planeja ajustes na plataforma MEB para estender alcance de carros elétricos até 700 km

A Volkswagen prepara uma série de ajustes de desempenho à plataforma MEB nos próximos anos, entre eles um aumento do alcance para 700 km. O anúncio ocorreu durante uma apresentação da marca no Paris Electric Car Day, evento promovido pelo grupo suíço UBS nesta semana.

A plataforma MEB (Modular Electric Platform) serve de estrutura para todos os carros elétricos da família ID, como o ID.3 e a Kombi elétrica. A Volkswagen não especificou o padrão da autonomia, mas se tratando de um evento na Europa, a montadora provavelmente se guiou pelo padrão WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos) — menos rigoroso do que o EPA, adotado nos Estados Unidos.

Criada em 2015, a plataforma MEB nasceu para aproveitar os avanços mais recentes na construção das células de bateria. Além da melhoria no alcance, a Volkswagen planeja com esse ajuste na MEB aumentar a taxa de carregamento para mais de 200 kW, o que ajudaria em viagens de longa distância com seus carros elétricos.

Os ajustes na capacidade de carregamento e no alcance provavelmente estrearão em lançamentos para o ano que vem como o sedã elétrico Aero B. Este próximo carro deve acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Na sequência, eles devem aparecer nas versões futuras da família ID, que ainda incluem o ID.3, o ID.4, o ID.5, o ID.Life e o ID.Buzz.

Família ID da Volkswagen (Volkswagen/Divulgação)

Crise dos chips não acaba antes de 2024, diz chefe da marca

À parte dos ajustes da Volkswagen na MEB, a montadora também se prepara para o prolongamento da crise dos semicondutores. Em entrevista ao jornal Boersen-Zeitung, o diretor financeiro da marca, Arno Antlitz, afirmou que a situação não deve melhorar de forma significativa até 2024.

Segundo o executivo, a crise deve abrandar no segundo semestre deste ano, porém sem encerrar um problema que ele julga como “estrutural”.

A afirmação de Antlitz corrobora uma recente declaração de Oliver Zipse, presidente mundial da BMW, que vê o momento atual como “o auge” da crise dos semicondutores. No ano que vem, o executivo da marca bávara ainda prevê uma escassez substancial de chips.

Crédito da imagem principal: BoJack/Shutterstock (Volkswagen ID.3 no detalhe)

Leia mais:

Volkswagen e Centro de Pesquisa e Inovação da USP (InovaUSP) firmam parceriaVolkswagen planeja lançar versão mais barata da “Kombi elétrica”Volkswagen cria empresa multinacional para gerenciar produção de baterias

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Volkswagen planeja ajustes na plataforma MEB para estender alcance de carros elétricos até 700 km apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.