Home Variedade Xangai flexibiliza medidas impostas durante surto de Covid-19

Xangai flexibiliza medidas impostas durante surto de Covid-19

by
4 minutes read

Confinados desde o início do mês, os cidadãos da cidade chinesa de Xangai vão poder voltar a sair de suas casas. A relativa flexibilização foi anunciada nesta quarta-feira (20) e permitirá que mais de 12 milhões de pessoas – cerca da metade dos habitantes – voltem a circular somente por seus bairros.

Ainda assim, o nível de deslocamento permitido geralmente depende da tolerância dos voluntários do Partido Comunista, que aplicam as medidas anti-Covid com mais ou menos afinco.

A decisão foi tomada apesar do aumento no número de mortes provocadas pelo Covid-19 no país. Nas últimas 24h, foram registrados mais 19.927 novos casos da doença, sendo Xangai responsável por 95% do montante. Já em termos de óbitos, foram 8 vítimas no mesmo período.

Restrições polêmicas

A China tem investido em uma estratégia de baixa tolerância com os contágios, buscando proteger especialmente idosos, pessoas vulneráveis e não vacinados. Para isso, o país aplica confinamentos rígidos, testes em larga escala e restrições nas fronteiras.

Aumento de casos em Xangai fez governo adotar medidas mais restritivas. Imagem: Robert Way / Shutterstock

Quando comparamos os balanços da China com outros países, é possível observar que lá houve menos registro da doença. Ainda assim, as medidas restritivas não conseguiram conter o avanço dela em Xangai. Desde março, a cidade contabilizou mais de 400 mil infecções e 18 mortes.

Por conta disso, em abril, iniciou-se uma força-tarefa para controlar a propagação do vírus. Originalmente, as medidas de confinamento estavam previstas para durar quatro dias, mas foram prorrogadas.

Como consequência, houve dificuldades para se obter alimentos e muitas empresas paralisaram a produção. Além disso, aqueles que testaram positivo foram obrigados a se isolar em centros de quarentena de conforto e higiene questionáveis.

Leia também:

Quem corre mais risco de reinfecção por Covid-19?Covid-19 pode passar de animais para humanos? Casos recentes indicam que simVírus da Covid-19 é encontrado nas fezes depois de sumir dos pulmões

Alguns analistas questionam os números oficiais, especialmente porque há baixo índice de vacinação entre os idosos. Para efeito de comparação, Hong Kong, onde também há baixa adesão à vacinação entre os mais velhos, registrou quase 9 mil mortes e 1,18 milhão de casos provocados pela variante Ômicron desde janeiro.

Via O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Xangai flexibiliza medidas impostas durante surto de Covid-19 apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment