Com previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500 eVTOLs, em marco inédito no mundo

A Vertical Space, fabricante britânica de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), acaba de alcançar o marco de 500 unidades vendidas de seu modelo VX4. A façanha é fruto da articulação que a empresa possui com a concessionária de aeronaves Avolon, sediada na Irlanda.

Tal resultado é alcançado apenas nove meses após a encomenda das cinco centenas de eVTOLs pela empresa irlandesa, em uma estimativa de faturamento de pelo menos US$ 2 bilhões (algo acima dos R$ 9,5 bilhões hoje, 30). A Avalon colocou as 500 unidades em grandes companhias aéreas globais.

eVTOLs da Vertical Aerospace pelos céus do Brasil

A Avolon estabeleceu grupos de trabalho de mobilidade aérea urbana (UAM) em todo o mundo. Incluindo lugares como Groenlândia (com a Air Greenland), Japão (com a Japan Airlines), Sudeste Asiático (com a AirAsia) e Brasil (com a Gol). Por aqui, o acordo realizado trata da aquisição ou arrendamento de 250 eVTOLs VX4 até meados de 2025.

Segundo a Gol, a concessão dos eVTOLs fabricados pela Vertical Aerospace fará parte de sua expansão de atendimento regional, acompanhando as etapas de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e demais autoridades. A estimativa da Avolon é que os processos de certificação e autorização de rotas estejam concluídos até 2024 no Brasil.

Voo silencioso do VX4

Conforme anuncia a Vertical Aerospace, o mais recente nome na lista é o Gozen Holding, um conglomerado de aviação na Turquia que possui a Freebird Airlines. Sob um contrato recente, o grupo turco concordou em comprar ou arrendar 50 eVTOLs, com a opção de 50 aeronaves adicionais.

Uma das principais características destacadas do VX4 é a produção 1/100 do ruído de um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menor nos momentos de decolagem e pouso. O veículo pode voar a uma velocidade de até 320 km por hora, transportando até quatro passageiros e um piloto, além de registrar autonomia de voo de mais de 160 km. Com um trem de força desenvolvido em conjunto com a Rolls-Royce e aviônicos inspirados em caças, o eVTOL iniciará voos de teste este ainda ano.

Leia também:

Embraer recebe pedido de 100 eVTOLs para frota de “táxis voadores” na América Latina até 2026 Reservas do eVTOL pessoal Jetson One se esgotaram e produção em massa vai começar em breve eVTOL Eve-Senna: marca criada por Ayrton Senna faz parceria com Embraer para criar “carro voador”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Com previsão de voos pelos céus do Brasil, Vertical Aerospace vende 500 eVTOLs, em marco inédito no mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário