Dia mundial do café: saiba quantas xícaras você pode tomar por dia

O café é uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros. No café da manhã, depois do almoço, durante a tarde e no final da tarde, sempre é hora de um cafezinho. No entanto, você já pensou qual a quantidade saudável para se consumir?  

Assim como qualquer outra substância, o café em excesso também pode fazer mal. Entre os principais sintomas causados pelo exagero na bebida, estão arritmia, irritabilidade, insônia, agitação e nervosismo.  

Leia também!

Micro rôbos serão implantados no cérebro de humanos para tratar distúrbiosEntenda o que é a doença do pulmão negro e o que está causando um aumento de casosSurto de Zika vírus pode estar bem próximo

Em casos extremos, como o de gestantes que abusam da bebida, o cafezinho pode ser responsável pelo atraso na formação cerebral do feto.  

Em contrapartida, quando consumido de maneira moderada, o café pode retardar o envelhecimento das células e inibir o aumento do colesterol ruim. Alguns estudos também mostram que a bebida pode proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas.  

Então, quanto devemos beber de café por dia? Especialistas apontam que essa quantidade varia de acordo com cada pessoa e do tipo de café que está sendo consumido.  

Adultos saudáveis podem consumir o equivalente a 4 xícaras de café coado, o que varia entre 300 e 400 miligramas de cafeína. No caso de gestantes e lactantes, o valor deve ser diminuído pela metade.  

Dia mundial do café: saiba quantas xícaras você pode tomar por dia. Imagem: License CC-BY 4.0/Torange

Crianças a partir de dois anos e adolescentes podem consumir cerca de 1 xícara de café coado, o que seria equivalente a 100 miligramas de cafeína. Este valor também se aplica a pessoas sensíveis à cafeína.  

No caso do café expresso, deve-se levar em consideração que a quantidade de cafeína presente é muito maior. Enquanto 125 ml de café coado possuem cerca de 85 mg de cafeína, apenas 30 ml de café expresso tem 60 mg do composto.  

Também é necessário ficar atento a quantidade de cafeína presente em outros alimentos, pois ela não está somente no café. O cacau, o guaraná e alguns chás também são riscos no composto, então é bom também maneirar na quantidade de chocolate, refrigerantes e chás que consumimos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Dia mundial do café: saiba quantas xícaras você pode tomar por dia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.