Dólar digital ainda enfrenta entraves para ser implantado nos EUA

Seguindo uma tendência mundial, os Estados Unidos já projetam a criação do dólar digital, com foco no mercado das criptomoedas. No entanto, há vários desafios  para serem enfrentados, como o conservadorismo de muitos parlamentares e também a discussão em torno da escolha do melhor design. 

Em um discurso na Universidade Americana em Washington, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que os esforços do governo estão focados no impacto de uma CBDC na política monetária, segurança nacional e comércio internacional, bem como sua utilidade para os consumidores. 

Mas tudo dependerá de uma aprovação no Congresso. “Ainda não posso adiantar como o projeto será conduzido, mas estou convicta de que a emissão de um CBDC será uma iniciativa com vários desafios de engenharia, o que exigirá anos de desenvolvimento, ou seja, estamos falando a longo prazo”, disse Yellen, que já foi presidente do Banco Central dos EUA, o Fed.

Leia mais:

Real digital: quais são os desafios da CBDC para os bancos e consumidores? Real Digital começa a ser desenvolvido e conta com a participação de nove empresas Banco Central planeja lançar ‘Real Digital’ em 2023

Necessidade urgente 

Apesar dos desafios, Yellen reconhece que os EUA precisam tornar os sistemas de pagamento mais baratos, ágeis e com maior acessibilidade. Isso porque há limitações para pessoas de baixa renda, fazendo com que muita gente tenha que recorrer a credores com juros acima dos cobrados pelo mercado. 

Apesar da grande necessidade, implantação do dólar digital ainda enfrentará vários desafios, o que já é visto como um projeto a longo prazo pela Casa Branca. Imagem: Shutterstock

Dessa maneira, estudos já foram encomendados sobre esse universo digital, o que inclui as criptomoedas, mas a secretária admite que o processo de implantação levará meses. 

Enquanto isso, o governo de Joe Biden continua pressionando o Congresso para aprovar uma legislação que regule as stablecoins, um tipo de moeda digital cujo valor geralmente é atrelado ao dólar.

Por isso, a indústria de criptomoedas intensificou os lobbys em Washington, incluindo a contratação de ex-executivos das administrações democrata e republicana, em um esforço para que a leis estejam em sintonia com os interesses do setor. 

Via: The Wall Street Journal

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Dólar digital ainda enfrenta entraves para ser implantado nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário