Rádio online cresceu 186% entre 2019 e 2021

Quando a televisão se popularizou, há cerca de 70 anos, houve quem dissesse que seria o fim de rádio. Nada poderia estar mais errado. Mesmo tantas décadas depois, esse centenário veículo de informação segue moderno. Tanto que nem a internet o derruba. Entre os anos de 2019 e 2021, por exemplo, o consumo de rádio online subiu 186%.

O dado é da pesquisa ‘Rádio online: O som do novo’, da Kantar Ibope Media. O estudo destaca a adaptação do rádio às mudanças de mercado, com 28% dos brasileiros afirmando que escutar as estações pela internet mudou o jeito de consumir o meio de comunicação.

Leia mais:

Após perder assinantes, Netflix planeja oferecer opções de planos mais baratosSpotify altera nome de serviço de streaming de áudio ao vivoQuer conhecer novas músicas? Veja como explorar as rádios do mundo inteiro

Ao ouvir rádio pela internet, 57% dos brasileiros preferem usar smartphones e tablets. Já 35% utilizam os computadores, desktops ou notebooks, com 14% afirmando que usam outros aparelhos.

A pesquisa contou, além da Kantar Ibope Media, com informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net. Outro detalhe divulgado pelo levantamento destaca que os ouvintes de rádio online usam o modo de ouvir pela proximidade com a tecnologia.

Apesar do crescimento dos ouvintes de rádio online, o dial ainda é bastante utilizado entre os brasileiros. Imagem: BrAt82

Do total, 71% afirmaram gostar de se manter atualizados com desenvolvimentos tech. Esse grupo é de 64% da média de ouvintes no dial (o rádio tradicional, por antena). No perfil de ouvintes, há ainda 59% que alegam que compras online facilitam a vida no dia a dia, contra 48% daqueles do dia.

A Kantar Ibope Media encontrou ainda interseções entre aqueles que usam tanto a internet quanto o dial para ouvir rádio. Com diversas possibilidades de consumo, 46% dos brasileiros ouvem apenas no aparelho tradicional e 12% optam pela versão digital, com 51% usando alguma ou as duas versões.

Mas, como o áudio pela internet não se resume às rádios tradicionais, a pesquisa ainda citou o crescimento dos podcasts entre os ouvintes de rádio, com 28% deles já aderindo ao formato. Os gêneros favoritos são comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rádio online cresceu 186% entre 2019 e 2021 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.