Meteoro é avistado no céu de Goiás e deixa moradores espantados; assista

Um meteoro “visitou” o céu de Goiás neste último sábado (9) e causou um alvoroço entre moradores das cidades de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Nas imagens publicadas nas redes sociais é possível ver o meteoro se deslocando e gerando dois enormes clarões e um barulho gigantesco. Isso deixou os habitantes assustados.

Ao G1, o diretor do grupo de astronomia Plêaides do Sul, Ary Martins, disse que o objeto estava a uns 80 ou 90 km de altura.

Leia também

Meteoro sobre o Paraguai ilumina o céu de Foz do IguaçuSonda espacial Juno registra meteoro atravessando a atmosfera de JúpiterReentrada de foguete da SpaceX ilumina os céus no Sul do país

Assista aos vídeos do momento abaixo:

Meteoro visto, hoje, de diversas cidades do vizinho estado de Goiás. pic.twitter.com/f88qHDLsH3

— Daniel Lélis (@dannlelis) April 10, 2022

#meteoro cruzou o céu de Anápolis e outras cidades de Goiás! Que incrível!!! pic.twitter.com/FL91lfGWzj

— Luh Corrêa (@Luciene2cm) April 10, 2022

Sobre o meteoro que caiu em Anápolis, o melhor é o povo sem saber do que se trata “é uma estrela” hahahaha pic.twitter.com/SQw7KsNi0I

— Base de Fatos (@Lairton_1999) April 10, 2022

Há alguns dias, o Rio Grande do Sul também teve a “visita” de um meteoro

Assim como ocorreu no fim de março, mais um meteoro fireball foi visto no céu do Rio Grande do Sul no último dia 5 de abril e registrado pelo Observatório Heller e Jung antes de se destruir por completo a 40 quilômetros (km) da superfície da Terra.

De acordo com as imagens divulgadas (veja animação abaixo), ainda não é possível identificar a qual corpo celeste pertence o objeto. Carlos Jung, que dirige o observatório, disse que pode se tratar de um pedaço partido de um asteroide ou cometa ainda desconhecidos.

Meteoro avistado no Rio Grande do Sul não chegou à superfície, sendo completamente destruído a 40 km de distância da Terra (Imagem: Observatório Heller e Jung/Divulgação)

Ao contrário do novo episódio, a passagem do mês de março registrou um fato inusitado: o meteoro que passou pelo sul em 23 de março de 2022 – parte dos chamados “meteoros virginídeos”, explodiu duas vezes, sucessivamente – uma ocorrência possível, porém extremamente rara.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Meteoro é avistado no céu de Goiás e deixa moradores espantados; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário